João Pessoa, 17 de março, de 2015 – A demanda da água e o ciclo hidrológico são componentes essenciais em qualquer avaliação sobre a posição estratégica dos recursos hídricos. A qualidade de vida, as economias municipal, regional e nacionais, e o desenvolvimento econômico são dependentes dos volumes e da qualidade da água disponível. Atualmente, o Brasil vive uma das maiores crises hídricas de todos os tempos
Na Paraíba a situação também é crítica. Em janeiro deste ano, o abastecimento de água estava paralisado em 17 municípios e em cinco cidades, deixando 195.380 habitantes sem água. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Paraíba possui 51 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total, 37 em observação, e 36 reservatórios em situação crítica.
A capacidade máxima total de armazenamento de água do Estado, através das barragens e açudes, é de 3.744.547.815 m³ e o volume atual totaliza 789.927.543 m³. Para se ter uma ideia da escassez de água nos reservatórios, e como o volume vem baixando nos últimos anos, a Bacia Hidrográfica de Jacu, que abastece Cuité, no Agreste, está em situação crítica, com capacidade de 12.367.300 m³ está acumulando apenas 219.710 m³.
Para debater a crise hídrica, econômica e o futuro imediato da Paraíba, o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, estará na próxima quinta-feira (19), na Aula Magna da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante da rede internacional de universidades Laureate. O Evento vai acontecer no Teatro Ariano Suassuna no Colégio Marista Pio X, a partir das 18h30.
A Aula Magna trará como tema o Desenvolvimento Socioeconômico na Paraíba: perspectivas profissionais. Após a aula, será realizado um debate sobre o assunto tratado. O evento é destinado a todos os estudantes das 24 graduações ofertadas pela FPB e integra o calendário acadêmico da instituição.
Conheça o palestrante
O palestrante é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico. Exerceu a função de diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IPEP), secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), assessor da Secretaria de Planejamento de João Pessoa e secretário de Habitação da capital, onde também exerceu o cargo de secretário da Infraestrutura.
Sobre a Laureate International Universities
Líder global no segmento de educação superior, a Laureate International Universities é formada por mais de 80 instituições de ensino em 29 países na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Mais de 950 mil estudantes fazem parte de sua comunidade acadêmica. As instituições da Laureate oferecem cursos de graduação, mestrado e programas de doutorado em áreas como arquitetura, administração, engenharia, hospitalidade, direito e medicina. A rede Laureate, que tem Bill Clinton, o 42º presidente dos Estados Unidos e fundador da Clinton Foundation, como Chanceler Honorário, comemorou seu 15º aniversário no ano passado.
Para saber mais, visite o site www.laureate.net.
Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino superior, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da rede Laureate Brasil: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).