A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai participar da Semana de Mobilização da Educação, Assistência Social e Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do vetor de doenças a dengue, zika e chikungunya. A abertura da ação acontece nesta segunda-feira (20), às 9h, no Parque da Lagoa com equipes de Atenção Básica e Vigilância Ambiental com serviços de saúde e orientações de combate ao mosquito. As atividades seguem até o dia 24 de novembro.
Durante toda a semana, os setores da educação, assistência social e saúde, realizarão ações educativas, de promoção e de prevenção, visando ampla mobilização para o controle do vetor. O objetivo é fortalecer a comunicação intersetorial, sensibilizar e mobilizar a comunidade em geral para a importância das ações de prevenção e conscientização sobre as medidas de controle do ambiente para eliminação do mosquito.
“Com essa mobilização, esperamos sensibilizar a comunidade de forma geral para as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, bem como a respeito das consequências das doenças mais prevalentes transmitidas pelo mosquito”, comentou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental.
Na Capital, as ações propostas serão realizadas com o apoio da Vigilância Ambiental em escolas, Creis, Unidades de Saúde da Família (USF) e espaços públicos. Nos locais, serão realizadas atividades educativas como: rodas de conversa, gincanas, produção de murais, apresentação de vídeos, teatro, assim como mutirões de limpeza entre outras.
Fonte: Secom-JP
Créditos: Secom-JP