Depois do prefeito Luciano Cartaxo ter admitido mudanças no projeto inicial de reforma da Lagoa, durante a inauguração do local neste domingo (12), a secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Daniella Almeida, explicou que as alterações ocorreram para atender uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), que levou em consideração o tombamento da área pelo órgão, desde a década de 1980. Entre as diferenças estão a estrutura do píer e dos bicicletários, além da área destinada à circulação de BRTs.
“Após o projeto ter sido apresentado ao Conselho do Iphaep foi decidido que ele não poderia ser executado naquele formato levando em consideração o tombamento da área, então foram realizadas as alterações”, garantiu Daniella. Esta semana, as imagens da primeira maquete da PMJP (foto) ganharam as redes sociais em tom de crítica pelas mudanças com o espaço entregue pela gestão.
Ainda de acordo com a auxiliar do prefeito Luciano Cartaxo, as principais mudanças se deram em relação às dimensões dos equipamentos, que tiveram de ser adaptadas para não descaracterizar o projeto do início da década de 1920. O novo parque conta com 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate com padrão internacional, área para esportes radicais, com slackline e parede de escalada, além de um deck harmonizado com o Cassino da Lagoa e 35 mil metros quadrados de passeios pavimentados e ligados às quatro entradas do parque. Também 14 quiosques divididos em sete baterias, todas com banheiros públicos e um posto policial para a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.
O projeto representou um investimento total de R$ 37 milhões e não teria sofrido mudanças no decorrer da obra, ainda segundo Daniella Almeida. “Os valores foram compatíveis com o projeto aprovado. O orçamento só foi finalizado após sua autorização pelo Iphaep”, garante. Sobre o espaço para BRTs, a secretária destacou que ele foi pensado para que não fosse necessário fazer nova intervenção na área assim que o projeto for implantado na Capital paraibana.
Fonte: BLOG DO GORDINHO