Declaração

"Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir", afirma Lula sobre promessa de Trump em aumentar tarifas

Foto: Rafael Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafael Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta sexta-feira(14), que o Brasil vai reagir comercialmente caso o presidente americano, Donald Trump, venha a cumprir a promessa de aumentar o valor das tarifas de importação.

Durante entrevista a Rádio Clube do Paraná, Lula aproveitou a oportunidade para ressaltar que iria taxar produtos originais do Estados Unidos.

 “Eu ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar a Organização [Mundial] do Comércio [OMC] ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”, disse.

Por outro lado, o presidente assegurou que irá aplicar  o princípio da reciprocidade para atos contra o Brasil.

“Sinceramente, não vejo nenhuma razão para o Brasil procurar contencioso com quem não precisa. Agora, se tiver alguma atitude com o Brasil, haverá reciprocidade. Não tem dúvida, haverá reciprocidade do Brasil em qualquer atitude que tiver contra o Brasil”, reforçou Lula.

Trump havia anunciado uma taxação de cerca de 25% sobre as importações de aço e alumínio, cancelando isenções e cotas isentas de impostos para os principais fornecedores, entre eles o Brasil.

Lula, por sua vez, relembrou que os EUA contam com superávit comercial com o Brasil, em outras palavras, vendem mais bens e serviços do que compram.

“O Brasil não tem contencioso internacional, nós queremos paz e tranquilidade. Olha, se o Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu terei esse comportamento com os Estados Unidos”, reafirmou.