Silêncio ensurdecedor

SER OU NÃO SER? Saiba quais são as mágoas que podem levar Lira a desistir da disputa em 2018

Oficialmente, a ausência de Raimundo Lira em atividades de pré-campanha tem um motivo: a saúde do senador

Oficialmente, a ausência de Raimundo Lira em atividades de pré-campanha se deve a cuidados com a saúde. Mas fontes ouvidas com exclusividade pela reportagem do Polêmica Paraíba confidenciaram que o silêncio dele significa muito mais do que as razões oficiais divulgadas, e pode desaguar na retirada da sua pré-candidatura à reeleição. O não cumprimento do acordo político prometido ao senador, antes de sua filiação ao PSD, é o principal motivo que pode levá-lo a desistir do pleito.

Antes de se filiar ao partido, o acerto feito com Lira era que a palavra dele teria um peso maior nas discussões sobre os rumos do PSD na sucessão estadual. A saída dele do MDB aconteceu justamente para driblar as vontades do senador José Maranhão e ter mais autonomia. Por ser dono do cargo mais importante no novo partido, o PSD, Lira teria também a prerrogativa e a prioridade em apontar caminhos e iniciar as tratativas com as demais legendas na Paraíba, fato que não aconteceu na prática.

Já filiado ao PSD, o senador viu esse acordo se desmanchar após a declaração de Rômulo Gouveia em apoio à candidatura de Lucélio Cartaxo ao Governo do Estado. A fonte revela que ele sentiu-se  duramente contrariado, fato que se agravou ao passar das semanas com a soma de outras insatisfações.

Lira tem se queixado das posturas dos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e Romero Rodrigues, de Campina Grande, ante à candidatura dele. De acordo com a fonte, o prefeito da capital estaria dispensando um cuidado especial à pré-candidatura de Manoel Júnior (PSC) ao Senado,  mesmo ele não fazendo parte da chapa. Por outro lado, na Rainha da Borborema, sobram esforços para reeleger Cássio Cunha Lima (PSDB), mas nenhum aceno na direção de Lira. Não há sinceridade para com a pré-candidatura dele.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já está ciente de todo esse problema, inclusive da pré-disposição de Lira em retirar a candidatura. Por isso, uma reunião deverá ser marcada em Brasília com Eva Gouveia e com Manuel Ludgério para tentar dirimir o problema. A única maneira de fazer Lira voltar atrás, conforme relatou a fonte, é ele tendo de volta a chance de discutir a composição com quem ele considerar mais adequado para si e para o partido. Do contrário, dificilmente haverá volta.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba