A proteção das mulheres vítimas de violência e a criação de novas ações voltadas para o público feminino foram defendidas pelo candidato à prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), durante plenária realizada na capital. Ao lado da candidata à vice, Amanda CSI (MDB), Ruy anunciou que ao assumir a Prefeitura vai abrir as creches no turno da noite e criar o programa Passe Mulher.
“As mulheres que trabalham no período noturno terão a opção de deixar as crianças em um lugar seguro, com atividades regulares e alimentação adequada. Esse suporte é fundamental para que elas não precisem abrir mão das suas atividades profissionais e não percam espaço no mercado de trabalho”, destacou Ruy.
Já o programa Passe Mulher vai garantir passagem gratuita para que as vítimas de violência doméstica consigam ter acesso ao suporte necessário nos centros de apoio e acolhimento.
“A proteção das mulheres e o combate a violência doméstica são prioridades na construção de uma nova João Pessoa. O Passe Mulher vai assegurar o acesso gratuito nos ônibus para quem possui medida protetiva. Para conseguir quebrar o ciclo da violência, é fundamental que elas tenham acesso aos serviços de acolhimento e não deixem de ir por conta da falta de recursos, como infelizmente acontece atualmente”, detalhou Ruy
Ao lado de Amanda, ele ainda confirmou a implantação novos serviços de suporte às vítimas e programas de incentivo a capacitação profissional. Entre eles estão a Guarda Municipal da Mulher, com a criação de uma brigada especializada para atender as vítimas de violência.
Outro destaque é o aplicativo Tô Segura, que vai criar um botão de pânico para garantir proteção imediata e especializada para as mulheres. A iniciativa tem o objetivo de combater o assédio e a importunação sexual nos ônibus e nos diversos espaços públicos da cidade.
O programa de capacitação profissional e empreendedorismo, específicos para mulheres, será construído de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e vai proporcionar independência financeira para as beneficiadas.
Assessoria