Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a atuação do deputado federal Ruy Carneiro em defesa da temática é destaque na imprensa nacional. O posicionamento do parlamentar foi enfatizado por uma matéria do jornal Folha de São Paulo. A publicação abordou a forma arbitrária com que a Prefeitura de João Pessoa está tentando realizar o alargamento da orla da capital.
A reportagem ressalta a posição do deputado federal ao afirmar que “fazer engorda da praia apenas por fazer” é uma atitude irresponsável. O texto também reforça que Ruy acusa a gestão municipal de investir milhões no projeto sem realizar um estudo de impacto ambiental.
O jornalista João Pedro Pitombo ainda mostra que a gestão municipal está replicando experiências de aterros em outras cidades litorâneas do país, mas o projeto enfrenta resistência de ambientalistas, estudiosos e movimentos sociais. A falta de transparência da intervenção se tornou objeto de um inquérito civil do Ministério Público Federal.
*Ruy e Meio Ambiente*
Em relação ao alargamento da orla de João Pessoa, Ruy conversou com especialistas e promoveu uma live para tirar dúvidas da população. A iniciativa com a participação do professor e mestre em geografia Willames Guimarães.
“Uma obra dessa dimensão não pode ser realizada sem ouvir à população, os especialistas e muito menos sem um estudo de impacto ambiental”, defendeu o deputado.
Em 2022, Ruy representou a Câmara Federal na 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, no Egito. O parlamentar é autor da Política Estadual de Mudanças Climáticas, sancionada em 2011, no período em que atuava como deputado estadual.
Ele também é defensor de projetos de incentivo às energias limpas e renováveis, preservação de rios e mananciais, além das ações voltadas para saúde e saneamento.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba