Defesas legislativas

Ruy defende novas lutas em defesa da enfermagem e exalta conquistas históricas da categoria

O avanço de novas conquistas trabalhistas da enfermagem no Congresso Nacional voltou a ser reforçado pelo deputado federal Ruy Carneiro.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O avanço de novas conquistas trabalhistas da enfermagem no Congresso Nacional voltou a ser reforçado pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar exaltou a importância da categoria para o sistema de saúde brasileiro no mês em que são celebrados o Dia do Enfermeiro, Dia Internacional da Enfermagem e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

Entre as matérias legislativas que visam ampliar direitos trabalhistas do segmento profissional, Ruy destacou dois projetos de emenda à constituição. 

“Maio é um mês especial para os heróis da enfermagem, que dedicam suas vidas para salvar pessoas. Essa é mais uma oportunidade para celebrar os avanços profissionais, como a luta para implantação do piso nacional da categoria. É necessário reforçar o apoio em defesa das novas lutas, seja pela implantação das 30 horas semanais e também no enquadramento dos auxiliares enfermagem na carreira de técnicos, para o serviço público federal”, pontuou.

Ruy continua participando ativamente das mobilizações dos enfermeiros, seja na Paraíba ou em Brasília. Ele foi o vice-presidente da Comissão Especial da PEC da Enfermagem na Câmara Federal. Também esteve à frente da mobilização em defesa da votação e aprovação do piso nacional da categoria no Congresso. Atualmente, tem fiscalizado e cobrado a regularidade do pagamento nos estados e municípios, denunciando falhas e solicitando correções.

O Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem foram comemorados em 12 de maio. Já o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, é celebrado no dia 20 de maio.  A categoria representa a maior classe profissional da saúde brasileira. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, o segmento conta atualmente com mais de 3 milhões de profissionais registrados no país. 

Assessoria