
Paraíba - Neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado federal Ruy Carneiro reforçou o compromisso com a garantia de direitos e políticas públicas voltadas para os autistas e seus familiares. Autor de projetos e emendas que beneficiam essa parcela da população, o parlamentar tem atuação destacada no Congresso Nacional e na Paraíba, com apoio direto a instituições que promovem inclusão e acolhimento.
Uma das principais conquistas recentes foi a manutenção do BPC para pessoas com deficiência leve, incluindo autistas de grau 1. Por meio de uma emenda aprovada junto ao Governo Federal, ele garantiu que milhares de famílias não perdessem o auxílio essencial para sua sobrevivência.
“Não podemos permitir que pessoas com autismo, mesmo em grau leve, fiquem desamparadas. O BPC é muitas vezes a única fonte de renda dessas famílias, e nossa luta foi para assegurar que esse direito fosse mantido”, afirmou o deputado.
Além da construção de projeto de inclusão, Ruy ainda tem uma atuação histórica de apoio às entidades que atendem pessoas com deficiência na Paraíba. Só nos últimos anos, mais de R$ 3,6 milhões foram investidos para manutenção e ampliação dessas instituições. Entre elas estão a APAE-JP, Pestalozzi da Paraíba e mais recentemente o Projeto “Incluir Faz Bem” e a Construção do novo Centro de Inclusão e Apoio à Criança com Deficiência em Pedras de Fogo.
“A inclusão não é apenas uma data no calendário, mas uma luta diária e que precisa ser constantemente fortalecida. Continuarei trabalhando para que pessoas com autismo tenham acesso a tratamentos, educação e políticas públicas que garantam sua dignidade e de suas famílias”, defendeu o deputado.
Ruy também é autor de projetos de lei que visam ampliar os direitos de pessoas com TEA. O mais recente garante acesso a materiais especializados pelo SUS, como abafadores auditivos, pastas de comunicação alternativa e coletes sensoriais. Também é autor da matéria que propõe a criação de uma cartilha informativa sobre TEA na rede educacional nacional, para conscientizar escolas e professores sobre o tema.
No dia marcado pela conscientização da causa, o deputado reforçou a importância de combater o preconceito, ampliar os serviços de saúde e garantir que nenhuma família fique sem apoio.
Assessoria