A criminalização do aborto aprovada pelo Senado do Alabama e sancionada pela governadora Kay Ivey provou reações. A cantora Rihanna usou o perfil nas redes sociais para criticar os responsáveis pela sanção, que prevê até 99 anos de prisão para médicos que interromperem a gravidez de pacientes.
– Nos EUA, Alabama proíbe aborto até em casos de incesto e estupro
“Veja, estes são os idiotas decidindo o futuro de MULHERES na América. Governadora Kay Ivey, que vergonha!”
take a look. these are the idiots making decisions for WOMEN in America.
Governor Kay Ivey…SHAME ON YOU!!!! pic.twitter.com/WuAjSVv6TH— Rihanna (@rihanna) May 16, 2019
Rihanna publicou o texto acompanhado da fotografia de cada senador defensor da proibição do aborto. Homens brancos de meia idade. Todos eles. A cantora deixou claro o abismo racial que blinda o acesso aos espaços de poder nos Estados Unidos.
Embora tenha modificado, sobretudo pela presença mulheres negras e latinas, o congresso norte-americano ainda é dominado por homens brancos. A Câmara dos Representantes, equivalente ao Congresso Nacional do Brasil, possui 46 afro-americanos. Já o Senado, apenas dois.
– Deputada dos EUA quer robôs trabalhando por nós: ‘Nossa criatividade não deveria estar ligada ao salário’
“Hoje, eu assino a lei de Proteção da Vida no Alabama, uma lei que foi aprovada pela maioria absoluta das duas casas legislativas. A lei se estabelece como um testemunho potente sobre a crença do Alabama que toda a vida é preciosa e temente a Deus”, encerrou.
Today, I signed into law the Alabama Human Life Protection Act. To the bill’s many supporters, this legislation stands as a powerful testament to Alabamians’ deeply held belief that every life is precious & that every life is a sacred gift from God. https://t.co/DwKJyAjSs8 pic.twitter.com/PIUQip6nmw
— Governor Kay Ivey (@GovernorKayIvey) May 15, 2019
A lei anti-aborto foi aprovada com 25 votos favoráveis e apenas 6 contrários. A medida não perdoa nem casos de estupro ou incesto, apenas “os que provoquem sérios riscos para a saúde da mulher”.
Staci Fox, presidente da Planned Parenthood Southeast – associação de controle de natalidade, promete batalha judicial para derrubar o veto.
“Vamos lutar até o fim contra essa lei perigosa. Não perdemos a causa no Alabama”.
A cineasta Ava DuVernay convocou levante popular em post no Twitter.
“Não leia isso achando que está tudo bem. Não critique o Alabama e siga sua vida. Perceba o tamanho do aviso. Hoje, Alabama e aborto. Seus direitos amanhã. O silêncio não vai te salvar. Então, se manifeste!”
https://twitter.com/ava/status/1128550307317698560?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1128550307317698560&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.hypeness.com.br%2F2019%2F05%2Frihanna-expoe-autores-de-lei-anti-abroto-nos-eua-idiotas-decidindo-futuro-de-mulheres%2F
Fonte: Hypeness
Créditos: Hypeness