investimento na saúde

Ricardo recebe visita do embaixador de Cuba para discutir sobre cooperações na área da saúde

Ricardo recebe visita do embaixador de Cuba para discutir sobre cooperações na área da saúde

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta quinta-feira (17), no Palácio da Redenção, a visita do embaixador de Cuba, Rolando Gomez González, e sua comitiva. Durante o encontro, eles debateram sobre cooperações na área da saúde, programa Mais Médicos, crescimento do turismo e ainda dialogaram a respeito de intercâmbios comerciais. O embaixador também veio à Paraíba para proferir uma palestra sobre o Reflexo da Revolução Cubana na Juventude Latino-americana.

Também estiveram presentes a consulesa de Cuba, Laura Ivet Pujol, e outros representantes cubanos, além do presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, a secretária da Saúde, Cláudia Veras, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zenildo Rodrigues, o secretário executivo de Planejamento, Fábio Maia, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e outros auxiliares do Governo.

Na oportunidade, Ricardo Coutinho presenteou o embaixador Rolando González com lembranças que remetem à Paraíba e também recebeu lembranças cubanas. Ele comentou que as relações entre o Estado e Cuba podem ser estreitadas, gerando benefícios para ambas as partes. “Penso que podemos criar uma espécie de Câmara para facilitar o intercâmbio comercial. Cuba também tem expertise avançada na área da saúde, o que pode ser um campo interessante para um trabalho em conjunto, como já vem acontecendo a exemplo do Mais Médicos”, observou o governador.

O embaixador de Cuba, Rolando González, explicou que o objetivo da visita ao Estado é fortalecer as relações entre Cuba e a Paraíba, promovendo um intercâmbio de conhecimentos, experiências comerciais e na área de saúde, além de deixar as portas abertas para investimentos futuros.

No campo da saúde, além do programa Mais Médicos, a secretária de Saúde, Cláudia Veras, explic porou que Cuba tem várias possibilidades de ofertar tecnologia para que a Paraíba possa comprar medicamentos desenvolvidos por eles, além de haver a possibilidade de intercâmbio em cursos. “As oportunidades são vastas para que haja uma parceria mais ampla entre a Paraíba e Cuba. Hoje temos aqui no Estado 134 médicos de Cuba, atendendo a população de 76 municípios”, afirmou.

Fonte: ClikPB
Créditos: ClikPB