O governador Ricardo Coutinho participou de um ato em apoio ao ex-presidente Lula, nas imediações da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, após ser impedido de visitar o ex-presidente. Ele estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB), dos demais governadores do Nordeste e dos senadores Gleise Hoffman (PT) e Lindberg Farias (PT).
Em coletiva à imprensa, Ricardo criticou a prisão do ex-presidente Lula e a criminalização da política. “Parece surreal que o melhor presidente que esse país já teve, que é o presidente Lula, possa estar pagando uma pena que ainda cabe recurso e que é um processo que não se tem uma única prova concreta”, disse.
Ricardo Coutinho também criticou a decisão da Justiça, que proibiu a visita dos governadores ao ex-presidente. “Nós trazíamos aqui um abraço não pessoal de cada um de nós, mas um reconhecimento de grande parte deste país que precisa voltar a respirar legalidade”, protestou.
A visita do governador Ricardo Coutinho foi barrada pela Juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Na decisão, ela afirmou que não havia fundamento para “flexibilização do regime de visitas” aplicadas ao ex-presidente e que ele deve seguir as regras dos demais presos.
Na entrevista, Coutinho enfatizou que a prisão de Lula é ilegal. “Existe uma pessoa detida, que é político, que é o presidente Lula, que tem a maior representatividade política que o país já concedeu a uma pessoa”, exclamou.
Por fim, Ricardo Coutinho cobrou a revisão do posicionamento do STF sobre a prisão em segunda instância e defendeu que os apoiadores do ex-presidente Lula resistam contra o que ele chamou de “arbítrio”.
“Nós cumprimos um papel, que é alertar a população de que não se pode tratar a maior liderança política do país dessa forma. É tempo de resistir e é tempo de avançar”, pediu.
Veja abaixo o vídeo da entrevista com Ricardo Coutinho.
Conforme o Polêmica Paraíba mostrou mais cedo, o governador Ricardo Coutinho já havia gravado um vídeo no qual já havia criticado duramente a prisão do ex-presidente Lula.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba