Eleições

RESSURGIMENTO! Presidente do PT na Paraíba faz revelação sobre um provável segundo turno: "iremos nos juntar com qualquer um que queira resgatar a democracia"

O ano de 2022, é um ano de ressurgimento para o PT, o ex-Presidente Lula vai confirmar a sua pré candidatura no dia 10 de fevereiro, aniversário do partido. Aqui na Paraíba, alguns movimentos, nos últimos meses, colocam o partido em evidência e com força politica para fazer muito barulho nas eleições de outubro.

 

O ano de 2022, é um ano de ressurgimento para o PT, o ex-Presidente Lula vai confirmar a sua pré candidatura no dia 10 de fevereiro, aniversário do partido. Aqui na Paraíba, alguns movimentos, nos últimos meses, colocam o partido em evidência e com força politica para fazer muito barulho nas eleições de outubro.

Um dos novos filiados, é um velho conhecido, o ex-Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, eleito deputado estadual, vice-governador, vereador por 4 mandatos e prefeito em uma eleição disputadíssima em 2012. Cartaxo saiu do PT em 2015, após passar por PSD e PV, Luciano volta a sua velha casa, com intenções de formar um PT cada vez mais forte. Cotado para ser o candidato do partido para o Governo do Estado, o ex-Prefeito diz que tudo pode acontecer, mas as conjunturas ainda estão se formando. ” O meu nome está a disposição do partido, fui Prefeito da capital por 8 anos, cuidei da cidade nesse primeiro ano de pandemia, fiz todo o meu mandato de forma humanitária, fiz varias creches, sempre pensando nos mais humildes, tivemos vários desafios mas acredito que fizemos um bom Governo aqui em João Pessoa, vou deixar a decisão de uma possível candidatura ao Governo, com as bases e com as alianças que o partido vai desenvolver nesses próximos meses”.

Falando em alianças, o PT, quer formar um palanque forte e competitivo, para trazer uma boa base de votos para o Presidente Lula, para Luciano, isso é o mais importante nesse momento, “Essa eleição tem tudo para ser a mais importante da nossa história, o brasileiro quer voltar a ter esperança e nós faremos tudo para a volta do Presidente Lula, iremos conversar com aqueles que queiram nos ajudar, vamos atrás de alianças que queiram somar no nosso projeto e com isso o PT tem tudo para formar uma base forte tanto em âmbito estadual, como também nacionalmente”. Uma das maiores lideranças do partido no estado, o ex-deputado Luiz Couto, quer alianças com partidos que queiram formar um palanque sólido e longevo com o PT. ” Algumas pessoas de outros partidos, chegam para nós e dizem que vão apoiar Lula, mas só no segundo turno, nós não queremos isso, estamos propensos a formar alianças com pessoas que participem de todo o processo ao lado do PT, nas prévias, nos palanques, no dia da eleição e na formação do Governo Lula”.

No aspecto estadual, o Presidente do partido na Paraíba, Jackson Macêdo, deseja um grande palanque formado pelas lideranças de esquerda no estado, para ele essa é a principal chance de vitória contra o atual Governador João Azevêdo, ” Queremos ter um palanque forte para ajudar Lula, a gente tem que fazer um esforço para juntar todas essas lideranças nesse palanque, se o candidato ao Governo for Luciano, ótimo, ele representa o nosso partido e o nosso projeto. O maior esforço é juntar Lígia, Ricardo, Luciano e Veneziano no mesmo palanque, no primeiro turno, se conseguirmos fazer isso, temos tudo para ganhar a eleição”.

“Em um possível segundo turno, nós vamos nos juntar com todos aqueles que querem derrotar Bolsonaro, independente de partido, vamos conversar e fazer palanque com qualquer um que queira nos ajudar a resgatar a democracia” afirmou Jackson.

O PT quer criar uma base importante, para Lula poder aprovar as reformas e os projetos, em um possível governo, e para isso junto com as alianças que o partido quer formar, o PT tem que eleger candidatos em todas as esferas. senado, assembleia legislativa e na câmara federal, aqui na Paraíba, os planos do PT são muito fortes, nomes conhecidos e de renome estão prontos para as eleições de Outubro, no Senado, o mais cotado é o ex-Governador, Ricardo Coutinho, para Jackson essa é uma das principais aspirações do partido no estado. “Queremos pela primeira vez na história da Paraíba, elegermos um Senador de esquerda, e temos tudo para isso se concretizar com a candidatura de Ricardo”.

Na câmara federal, os nomes ventilados como pré candidatos, são os de Frei Anastácio, Estela Bezerra, Luiz Couto, Rodrigo Soares, entre outros, o nome de Lucélio Cartaxo, agora aparece como um dos cotados, mas tudo está nas conversas iniciais como reitera Luciano, ” Lucélio, é um nome muito forte, ele foi segundo lugar em duas eleições importantes e isso demonstra a força do seu nome na política paraibana, em 2014, em uma bela campanha, ele foi segundo na eleição para o Senado com nomes consagrados como Wilson Santiago e o saudoso José Maranhão, e também foi segundo lugar na eleição para o Governo do Estado em 2018, os nossos nomes estão à disposição do partido, e vamos ajudar o PT aqui na Paraíba e no nosso principal objetivo que é a eleição do Presidente Lula”.

Luiz Couto, que foi deputado federal por 4 mandatos, e terceiro lugar com uma ótima votação para o Senado em 2018, quer retomar a atuação na câmara, em uma possível vitória. ” Quero retomar os projetos nos quais me identifico, o combate aos grupos de extermínio, que infelizmente continuam atuando no nosso país, os direitos humanos, a nossa luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e principalmente a luta a favor do meio ambiente, agora estamos vendo com essas enchentes e com a covid-19, a revolta da natureza conta os desmandos daqueles que agridem o meio ambiente”, “Lula veio conversar comigo e me disse Luiz, quero você na câmara comigo, para podermos ter um Governo com uma base forte e que vai levar o nosso projeto pra frente”.

Após duas eleições onde o partido foi coadjuvante, em 2018 e 2020, o PT, está conseguindo recuperar a base e os filiados perdidos, depois da crescente do Bolsonarismo, as pesquisas demonstram Lula com uma boa vantagem em todos os cenários, Para Luiz Couto, com a volta de Lula ao poder, várias áreas deficitárias no Governo Bolsonaro, serão trabalhadas de uma melhor forma, ” Iremos recuperar a economia, mas sem esquecer do trabalhador, infelizmente 30 milhões estão passando fome aqui no Brasil, essas pessoas estão abaixo da linha da pobreza, problema que nós tínhamos vencido no nosso Governo. Também temos a situação desesperadora da saúde, com a Covid-19, esse desgoverno, demora a agir e isso prejudica a nossa população, agora existe um sério problema com a vacinação infantil, onde o Presidente com o seu negacionismo atrasa a entrada das vacinas no nosso país”.

Para Cartaxo, essa vantagem de Lula nas pesquisas, não é surpresa ” O brasileiro constatou que a vida com Lula era melhor, tínhamos mais empregos, comida na mesa, tínhamos esperança de um Brasil melhor, o orgulho de ser brasileiro na época do PT era grande e infelizmente o Governo Bolsonaro só trouxe desesperança, milhões estão desempregados, a economia fraca e o pior que é a situação da fome, e é isso que o PT e que Lula quer resgatar, a esperança na vida do brasileiro, um Governo que olhe para os mais necessitados com mais humanidade”.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba