A Secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, está participando do 116º encontro da ABEMA, que reúne secretários e representantes de órgãos ambientais de todo o país com o propósito de analisar, discutir e entender os desafios e oportunidades relacionados à preservação ambiental. O evento acontece em Alagoas e se estende até a próxima terça-feira, 30 de abril.
Durante a programação incluiu uma visita técnica à Lagoa de Mundau e à área afetada pela subsidência causada pela exploração de sal-gema pela empresa Braskem. Já a segunda-feira (29) foi reservada para a realização da Assembleia Geral Ordinária.
A secretária Rafaela Camaraense, representante da Paraíba, enfatizou a importância dessas ações para os participantes: “Cada visita técnica reforça a importância da nossa missão. Proteger essas áreas é proteger a essência da nossa biodiversidade e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Levo lições valiosas que irão orientar nossas ações ambientais daqui para frente”, afirmou.
Representando também o estado da Paraíba, participam do encontro Marcelo Cavalcanti, Superintendente, e Goldie Coutinho, Chefe de Gabinete, ambos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
A ABEMA:
Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente, é uma entidade civil sem fins lucrativos que representa os órgãos ambientais estaduais do Brasil. Sua missão é reforçar o papel dos estados no debate sobre políticas ambientais nacionais, reunindo secretarias, autarquias e fundações encarregadas da política ambiental, licenciamento, gestão florestal, biodiversidade e recursos hídricos. Ativa nas decisões ambientais do país, a ABEMA contribui para resoluções significativas do CONAMA, essenciais para o licenciamento ambiental no Brasil. Além disso, organiza eventos temáticos para disseminar suas visões e estratégias, mantendo o foco nas necessidades específicas de cada estado na implementação da política ambiental brasileira.