Reginaldo participa de entrega de solenidade e elogia Ricardo
O governador Ricardo Coutinho entregou, hoje de manhã, no bairro Alto das Populares, em Santa Rita, a Unidade de Atendimento Integral do Centro Promocional do Ancião (CPA), beneficiando 104 idosos. Na ocasião, ela anunciou que vai lançar outro edital para que o Programa Acolher, mesmo com todas as dificuldades financeiras que passa o Estado e o País, continue melhorando as condições de outras instituições de longa permanência para idosos.
O prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, parabenizou Ricardo Coutinho pela entrega do equipamento, que considerou uma grande ação social para aquele centro filantrópico, reafirmando a parceria necessária com o governador para o desenvolvimento de Santa Rita.
Reginaldo ainda fez questão de declarar que vai tentar buscar uma forma de ajudar financeiramente aos idosos, por meio da anuência da câmara municipal, como também pela assistência social, com material humano, já que uma das reivindicações da unidade é de enfermeiros para cuidar dos anciãos.
O CPA foi uma das 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos contempladas pelo Projeto Acolher. O objetivo do projeto é oferecer qualidade de vida aos idosos institucionalizados por meio de melhorias realizadas nas Instituições em todo o Estado.
Durante a entrega da Unidade de Atendimento Integral, o governador Ricardo Coutinho lembrou que, através de edital lançado pelo Estado com esta finalidade, cerca de R$ 2 milhões foram direcionados para o Projeto Acolher em todo o estado e que 39 instituições se cadastraram. Desse total, sete tiveram as obras feitas pelo próprio Estado, e outras 22 receberam os recursos para realizarem melhoramentos. “Nossa proposta é continuar trabalhando para que o dinheiro do povo da Paraíba tenha retorno em todos os setores, melhorando a qualidade de vida da população, principalmente das pessoas que moram nessas instituições”, ressaltou.
Para o governador, a sociedade também precisa fazer sua parte para que essas instituições continuem funcionando bem, porque o momento é de crise e não dá para “jogar nas costas” da Prefeitura ou do Estado a responsabilidade total. “A sociedade pode participar de diversas formas, seja com a doação de alimentos, com uma pequena doação mensal, ou até com uma visita ou um afago, porque muitas dessas pessoas que estão em abrigos não recebem sequer a visita dos familiares. Acho que a sociedade tem que se abrir para esse tipo de ajuda”, enfatizou Ricardo, observando que uma obra para acolher idosos ou crianças é tão importante quanto concluir uma obra como a Vila Olímpica ou uma nova rodovia.
Investimento – Por meio do projeto Acolher, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Humano do Estado, o CPA de Santa Rita foi beneficiado com investimento de aproximadamente R$ 200 mil provenientes dos cofres públicos do Estado, que foram utilizados na reforma do prédio e na ala que vai acolher e cuidar dos idosos acamados.
A Unidade de Atendimento Integral de Santa Rita agora conta com mais 10 leitos para os idosos, banheiros, sala de enfermagem e repouso para enfermeiros, além de um terraço. Também foram adquiridos uma máquina autoclave e equipamentos para farmácia do CPA como: refrigerador de 76 litros para armazenar insulinas, bandejas para curativos, armários para armazenar medicamentos, oxigênio digital, tensiômetro de coluna, além de dez camas hospitalares e computador. Na reforma, também foi feita a instalação de piso antiderrapante nos banheiros e colocado corrimão em cano galvanizado e pavimentação do pátio.
O diretor da instituição, Petrônio Beltrão, afirmou que a Aspa – em funcionamento desde a década de 80 – tem atualmente 104 idosos morando e que a casa conta com cerca de 30 funcionários voluntários. Os idosos são acolhidos pela Aspa de várias formas: através do Ministério Público, por denúncia de maus tratos, outros chegam encaminhados pelas próprias famílias ou são acolhidos por serem moradores de rua.
A solenidade, que aconteceu no Centro Promocional do Ancião (CPA), também conhecido como Associação Promocional do Ancião (Aspa), contou com a participação do prefeito da cidade, Reginaldo Pereira, prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, prefeito de Sobrado, George Coelho, dos deputados João Gonçalves e José Paulo, além de diversos vereadores e lideranças políticas da região.