Grupo de maçons, na Paraíba, lançou um manifesto em defesa dos valores democráticos do país, com o objetivo de proteger a liberdade e a democracia no Brasil. O coletivo paraibano que une maçons alinhados com o pensamento político progressista, reafirma a responsabilidade com os valores descritos na Constituição Cidadã de 1988.
O grupo lançou um manifesto em apoio aos valores cidadãos, baseado na necessidade imediata de perseguir e reencontrar em todos os membros a força necessária para a defesa da plataforma democrática sob o qual o nosso país está fundamentado e acreditando que seja papel da maçonaria preservar a dignidade da pessoa humana, a liberdade, e denunciar qualquer iniciativa política que coloque em risco nossa democracia, e que vise estabelecer políticas alinhadas ao fascismo e a intolerância.
No texto do manifesto, o coletivo lembra importantes momentos da história do Brasil, onde a maçonaria esteve ao lado do povo, citando “a Independência do jugo português, a instauração de nossa República, a Inconfidência Mineira, a abolição da escravatura, a luta contra as ditaduras instaladas no curso de nossa história”, como momentos em que a organização filantrópica manteve posicionamento firme.
“Que o Grande Arquiteto do
Universo guarde essa nação de todo e qualquer ataque que queira findar a
liberdade, tolher a igualdade e fazer perecer a fraternidade que nos aquece os
espíritos e os corações.”
O documento é assinado por mais de 50 membros de lojas maçônicas da Paraíba e ainda reafirma o compromisso do grupo com a “luta e resistência contra toda e qualquer voz que se queira levantar em detrimento do Estado Democrático de Direito e em sentido mais amplo ao fundamento expresso no artigo 1º, inciso III de nossa Constituição Federal: a dignidade humana”.