A Rede Sustentabilidade, legenda que a ex-presidenciável Marina Silva tenta criar,protocolou novo pedido de registro no TSE nesta quinta-feira (28). Anexou ao documento 56.628 assinaturas de apoiadores, informa o repórter Washington Luiz. Pediu que fossem juntadas às 442.524 já conferidas e referendadas pela Justiça Eleitoral.
Se as novas assinaturas forem autenticadas, a Rede terá mais do que o número de apoiadores exigidos por lei, que é 484.169. Ultrapassará a marca de 0,5% dos votos válidos da eleição para a Câmara dos Deputados em 2014, mínimo exigido para a expedição de uma certidão de nascimento para o partido.
Este é o segundo pedido de registro da Rede. O primeiro, julgado em 2013, a um ano das eleições presidenciais de 2014, foi indeferido pela quase unanimidade dos ministros do TSE. O placar foi de 6 a 1 contra a criação da legenda. Em reação, Marina filiou-se ao PSB e tornou-se candidata a vice na chapa presidencial de Eduardo Campos. Com a morte dele, virou a número um da chapa. Derrotada, apoiou a candidatura do tucano Aécio Neves no segundo turno.