Confira abaixo reações de parlamentares (em ordem alfabética) ao anúncio da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. Lula poderá recorrer em liberdade.
Álvaro Dias, senador (PR), líder do Podemos no Senado
“A condenação do ex-presidente Lula é histórica. Mostra que a Justiça é igual para todos, inclusive para ex-presidentes da República. Lula é o principal responsável pelo grande escândalo de corrupção no País. Uma condenação esperada, fruto do trabalho da Lava Jato e de Sérgio Moro.”
Efraim Filho, deputado (PB), líder do DEM na Câmara
“[A condenação de Lula] significa o fortalecimento do combate à corrupção e à impunidade. E é uma lição didática para o cidadão brasileiro, para mostrar que foi o tempo em que os poderosos não enfrentavam a Justiça.”
Gleisi Hoffmann, senadora (PR), presidente nacional do PT
“Sergio Moro prestou contas aos meios de comunicação e à opinião pública que formou contra Lula. Condenou sem provas! Vergonhoso.”
Jandira Feghali, deputada (PC do B-RJ)
“Essa condenação certamente será revertida, porque é uma condenação sem qualquer prova.”
Ronaldo Caiado, senador (GO), líder do DEM no Senado
”
Mais um resultado do excelente trabalho feito pelo juiz Sérgio Moro. O chefe da quadrilha, de todo esse esquema que saqueou o Brasil, foi condenado a nove anos e meio de cadeia por lavagem de dinheiro e corrupção. É a primeira vez que um ex-presidente é condenado por receber propina, usada, por exemplo, para comprar o famoso triplex do Guarujá. E é só o começo. Lula ainda tem mais outros quatro processos em andamento. Justiça sendo feita contra um criminoso que tantos prejuízos trouxe ao Brasil com seu projeto de poder.
Fonte: G1