Contrariando às pesquisas de opinião junto ao eleitorado americano, até a véspera do pleito a candidata democrata Hillary Clinton mantinha vantagem de três a quatro pontos percentuais sobre o candidato republicano, a vitória de Donald Trump, que se torna o 45º presidente americano, continua repercutindo no Brasil.
Para o senador Raimundo Lira (PMDB-BA), “a vitória de Trump é melhor para o Brasil, na medida em que os pensamentos conservadores do vencedor da eleição presidencial dos Estados Unidos vão se entrosar com o atual governo do Brasil.” Falando à Rádio Sputnik, o senador destacou:
“Tradicionalmente, o Partido Republicano (de Donald Trump) entende-se mais e melhor com o Brasil. O Partido Republicano é mais liberal no que diz respeito às importações, o que beneficia os exportadores brasileiros e do mundo em geral. Os republicanos são mais flexíveis do que os democratas, que são majoritariamente apoiados pelos sindicatos e pela estrutura sindical dos Estados Unidos.”
Também em relação à vitória de Trump, o senador peemedebista observa que a vitória do candidato republicano é uma consequência do que está acontecendo em geral nos Estados Unidos:
“Trump soube falar e conquistou os votos das pessoas de baixa renda (ou de quase nenhuma renda) que perderam seus empregos com a globalização da economia dos Estados Unidos. Eu vi na televisão vários comentários de que Trump conquistou as pessoas de baixa renda, mas os comentários não deixavam claro quem são estas pessoas. Pois bem, são justamente estas pessoas que estão com seu poder econômico-financeiro abalado e se empolgaram com o discurso de Trump de que é possível fazer a América (no caso, os Estados Unidos) crescer novamente.”
Fonte: Rádio Sputnik
Créditos: Notícias ao Minuto