Depois de ter passado por uma das maiores crises políticas de sua história desde a eleição de Reginaldo Pereira e Netinho de Várzea Nova, em 2012, com uma aguda crise política e administrativa, a cidade de Santa Rita enfim caminha para um quadro de normalidade. Hoje, três grupos se destacam na disputa política do município.
A liderança mais forte da cidade, naturalmente, é o médico Emerson Panta (PSDB), eleito prefeito na última campanha municipal com mais de 50 mil votos, o que corresponde a 70,16% dos votos válidos, contra o candidato derrotado na ocasião, Zé Paulo (PSB), que obteve 23,35% dos votos. Na época, Panta foi eleito em meio a um sentimento de mudança e protesto frente ao caos administrativo que a cidade enfrentara.
O prefeito lançou sua esposa, Jane Panta, como a candidata governista a deputada estadual. Ela pertence ao Progressistas e é apoiada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) e por seu irmão, Lucélio, que é pré-candidato a governador. Jane também é aliada do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e deve apoiar também Manoel Júnior (PSC) como o segundo nome para o Senado. Oficialmente, ela também apoia Ruy Carneiro para deputado federal.
Na cidade, o grupo de situação conta com uma maioria apertada na Câmara de Santa Rita, com 10 vereadores, contra 9 oposicionistas.
O deputado estadual Zé Paulo (PSB) é hoje a principal força oposicionista da cidade. Ele foi eleito deputado estadual na eleição de 2014 com 25.341 votos. Além de empresário, ele já exerceu mandato de vereador e foi secretário municipal. Em 2018, ele tentará a reeleição à Assembleia Legislativa com o apoio do governador Ricardo Coutinho, também do PSB.
Ele vota em toda a chapa encabeçada pelo PSB, tendo como pré-candidato ao governo João Azevedo e ao Senado Veneziano Vital do Rego. Uma fonte ligada ao deputado afimou que ele ainda não tem pré-candidato a deputado federal. Ele conta também com o apoio de outras lideranças da região metropolitana, como do ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, também do PSB.
Uma terceira via submerge do cenário político de Santa Rita, sendo personificada por Henrique Maroja, cuja família já governou a cidade, a última vez há 16 anos, e já representou o município na Assembleia Legislativa. Henrique vai tentar capitalizar os feitos de sua família para tentar uma cadeira de deputado estadual. Henrique Maroja, do PPS, também deve apoiar João Azevedo para o governo do Estado.
Outros nomes da cidade, que outrora foram lideranças poderosas, estão apagadas, como o ex-prefeito Marcus Odilon e seu filho, Quinto. Marcus Odilon já foi prefeito de Santa Rita por quatro vezes (1976, 1988, 2004 e 2008), tendo feito muitas obras, como calçamento de ruas e construção de praças, mas posteriormente enfrentou desgaste político, durante a última administração.
SANTA RITA
O município de Santa Rita está localizado na região metropolitana de João Pessoa e possui o quarto maior PIB da Paraíba, atingindo 1.624.386 em 2012. A cidade possui 136.851 habitantes e 89.150 eleitores. A economia de Santa Rita é sustentada pela agricultura e agropecuária, destacando-se pela produção de abacaxi e Cana de açúcar. O território da cidade também abriga várias indústrias que produzem, dentre outros produtos, calçados, cerâmica, estofados etc.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba