Fim de uma hegemonia

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Araruna, eleição será polarizada por apoios do prefeito Vital Costa e da família Targino Maranhão

A radiografia política de hoje chega à cidade de Araruna, município paraibano localizado na região do Agreste, a 165 quilômetros de João Pessoa. Atualmente administrada pelo prefeito Vital Costa (Progressista), a cidade viveu na última eleição uma quebra de paradigma político, quando o atual gestor venceu a eleição contra o candidato de Vilma Maranhão, então prefeita da cidade.

Na época, Vital Costa obteve 57,2% dos votos, contra 42,98% do candidato Lulinha, sagrando-se vencedor da disputa após cinco tentativas de chegar à prefeitura. O episódio pôs fim à hegemonia política da família Targino Maranhão, que perdurava desde o século XX. Em 2018, a disputa na cidade será polarizada mais uma vez pelos apoios dos dois grupos.

Vital Costa não conseguiu, no entanto, formar maioria na Câmara. A casa conta atualmente com 11 vereadores. Desses, somente cinco compõem a base do prefeito. Apesar da polarização política instalada desde a última eleição municipal, os dois grupos hegemônicos mantém um clima de cordialidade fora da política.

Contextualizando

O município de Araruna foi criado pela lei nº 616, de 10 de julho de 1876, e sancionada pelo Barão de Mamanguape, presidente da província da Paraíba. Antes disso, o território era distrito de Bananeiras.

O ato de instalação do município aconteceu um ano mais tarde, em julho de 1877, com a posse dos vereadores que passariam a legislar a partir de então. Durante o século XIX, a cidade foi dominada politicamente pelas famílias Bezerra Cavalcanti e Carneiro da Cunha.

Somente no século XX, a cidade passou a ser dominada pela família Targino Maranhão, que elegeu sucessivas administrações municipais. Um dos maiores expoentes dessa família e da própria cidade, é José Targino Maranhão, ex-governador da Paraíba por três mandados, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, atual senador e pré-candidato ao Governo do Estado.

Araruna em 2018

Na eleição de outubro, a polarização entre o atual prefeito e a família Targino estará presente.

O prefeito Vital Costa, do Progressistas, deverá seguir a família Ribeiro, que domina o partido na Paraiba. Ele declarou que votará em Aguinaldo Ribeiro para o cargo de deputado federal e Daniella Ribeiro para o Senado. Ele disse também que seu apoio para o cargo de governador e para o segundo candidato ao Senado depende do Progressistas, que ainda não anunciou em qual coligação estará na eleição.

A família Targino Maranhão, a partir da ex-prefeita Vilma Maranhão, vai apoiar José Maranhão para o Governo do Estado. A família também deve apoiar Benjamin Maranhão, filho de Vilma, para o cargo de deputado federal, e possivelmente o nome de Raniery Paulino para a disputa estadual. Os senadores do grupo serão aqueles que devem compor a chapa do MDB na disputa de outubro.

Aspectos gerais

A palavra Araruna significa ‘arara preta’, espécie que estava bastante presente nas origens da cidade. O território é conhecido não só por sua tradição política, mas também no turismo, já que abriga importantes acervos naturais e culturais, como o parque estadual ‘Pedra da Boca’, o Centro Histórico de Araruna, dentre outros. O município tem uma população estimada em quase 19 mil habitantes e cerca de 14 mil eleitores.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes