Pesquisas eleitorais

Quem é o paraibano por trás das pesquisas que apontam Bolsonaro na liderança? Conheça estatístico

Nas últimas semanas têm ganho espaço na mídia nacional as pesquisas realizadas pelo instituto Brasmarket, que têm indicado uma vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições deste ano, na contramão de grandes institutos como Datafolha, Ipec ou Real Time Big Data, por exemplo, que apontam vantagem para o ex-presidente Lula (PT) em primeiro e segundo turno.

Por exemplo, a mais recente delas, divulgada na última quinta-feira (15), mostrou Bolsonaro com 43,5% das intenções de voto, e Lula em segundo, com 30,5%. Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.

E quem está por trás desses levantamentos é um paraibano. Trata-se de Bruno Agra Ferreira. Ele é o sócio-diretor do instituto Datavox, que tem sede em Campina Grande, e realiza diversas pesquisas eleitorais, principalmente na Paraíba.

Mas, se tratando das pesquisas Brasmarket, Bruno é o estatístico responsável pelos levantamentos. É a partir dele que a Brasmarket organiza e realiza suas pesquisas nacionais, e também locais. Por exemplo, está prevista para ser divulgada nessa quarta-feira (21), pela Brasmakert, um novo levantamento de intenções de votos para as eleições de governador e senador na Paraíba, além da opinião do eleitorado local com relação à presidência da república. Essa pesquisa também terá Bruno como estatístico responsável.

Bruno possui graduação em Estatística e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e atua desde 2001 com pesquisas eleitorais e de mercado.

A Brasmarket é uma empresa com sede em Barueri-SP, que tem como sócios Jose Carlos Nogueira Cademartori e Felipe Fontes de Castro Cademartori.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba