Em mais uma matéria especial com dados históricos e curiosidades das eleições municipais passadas no estado, desta vez o Polêmica Paraíba traz outro dado curioso: quem foi o candidato que mais disputou o cargo de prefeito de Campina Grande?
Seguindo os moldes de como foi feito o levantamento para a cidade de João Pessoa, serão consideradas as eleições para prefeito da Rainha da Borborema que ocorreram de 1988 em diante, a primeira após a promulgação da Constituição de 1988.
O texto trouxe, em seu Artigo 29, a regularidade dos pleitos municipais para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores a cada quatro anos, por meio de eleições diretas e simultâneas em todo o país.
Assim, serão avaliadas nove eleições para prefeito da capital para saber quem foi que mais disputou o cargo.
Estatísticas
Ao todo, 33 candidatos diferentes disputaram a prefeitura de Campina Grande ao longo desses nove pleitos. Deles, oito disputaram o cargo mais de uma vez.
Entre eles, quem mais disputou o cargo de prefeito de Campina Grande foi Enivaldo Ribeiro, com quatro candidaturas. Em seguida aparecem empatados Cássio Cunha Lima, Veneziano Vital do Rêgo e Artur Bolinha, cada um tendo disputado três pleitos diferentes.
Por último, Rômulo Gouveia, Romero Rodrigues, David Lobão e Sizenando Leal disputaram o cargo duas vezes.