Os senadores da Paraíba endossaram, nesta segunda-feira (29), o pedido de demissão do ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, e classificaram como desastrosa a gestão dele na pasta. A informação sobre a saída do chanceler foi confirmada pela imprensa nacional.
A reação dos parlamentares aumentou depois que o chanceler, nesse fim de semana, revelou diálogo com a senadora Kátia Abreu (MDB). Segundo o ministro, ela teria feito uma espécie de ‘lobby’ em relação à tecnologia 5g proveniente da China.
Em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) classificou a atuação de Araújo é um “desastre” e caberá ao presidente Jair Bolsonaro mudar a política externa do país. Segundo ele, o país abriu “flancos” com antigos parceiros por causa da postura ideológica do ministro. “A conduta mais raivosa, mais ignóbil do ministro, não apenas com a nossa senadora Kátia, mas com o Senado é evidente. Vamos ver se o presidente vai se convencer a essa realidade premente que não é de hoje”, criticou.
Na mesma linha, a senadora Daniella Ribeiro (PP) criticou a postura do ministro em relação à China, que segundo ela é ‘extremamente ideológica’. Ela também criticou a forma como o ministro tratou o presidente americano, Joe Biden, e a senadora Kátia Abreu. “Lamentavelmente, ele se esconde atrás do celular, de forma covarde, e faz acusações levianas”, disse.
Aliados do Planalto, no entanto, defendem a atuação do ministro, destacando que ele defendeu os interesses nacionais, com valores conservadores, sem se render a pressões internacionais.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba