E a verdade é que o PT mostrou maior poder de mobilização nesta batalha em torno do pedido de impeachment da presidente Dilma. As manifestações promovidas nesta quarta (dia 16) foram maiores do que as promovidas pela oposição no último domingo. Em praticamente todo o País, os petistas foram às ruas e protestaram contra o impeachment.
O partido parece readquirir a sua antiga musculatura em movimentos de rua. Foi assim, por exemplo, no impeachment de Collor. Mas, talvez não seja um indicativo claro do que pensa a maioria do povo brasileiro. Há um claro confronto entre o tamanho das manifestações e as mais recentes pesquisas, que reafirmam uma rejeição elevada contra a presidente Dilma.
E também daqueles que defendem o afastamento da petista. De qualquer forma, é o que recentemente afirmou o ex-presidente Lula: o PT não vai deixar barato o encaminhamento do processo de impeachment. O partido está determinado a ir para o enfrentamento. No momento, o clima ainda é natalino, mas certamente estará em temperatura máxima em fevereiro, após o Carnaval.