O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), que teve Rama Dantas como candidata à prefeitura de João Pessoa no primeiro turno divulgou nota na manhã desta sexta-feira (20) incentivando seus filiados e simpatizantes a votarem nulo no segundo turno em João Pessoa, disputado entre Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB).
“O PSTU e sua candidata à Prefeitura Municipal de João Pessoa, Rama Dantas, não participarão deste “circo de horrores” em que já se transformou o 2º turno das eleições na capital paraibana entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB)”, diz trecho da nota.
A nota critica ainda os outros partidos de esquerda que manifestaram apoio a Cicero, como PC do B, PT e PDT e os outro que se mantiveram neutros, como o PSB, PSOL e PV.
VEJA A NOTA COMPLETA
“NOTA DO PSTU SOBRE 2° TURNO EM JOÃO PESSOA
NEM CÍCERO, NEM NILVAN!!!
NO 2º TURNO EM JOÃO PESSOA, É 16 DE NOVO!!!
A classe trabalhadora de João Pessoa está sendo pressionada, por todos os lados, por todas as forças políticas de todas as matrizes ideológicas, a terem que escolher entre a forca e a guilhotina. Mas, o PSTU e sua candidata à Prefeitura Municipal de João Pessoa, Rama Dantas, não participarão deste “circo de horrores” em que já se transformou o 2º turno das eleições na capital paraibana entre Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB).
Para o PSTU e Rama Dantas, não existe diferença programática substancial entre o candidato “progressista” e o “emedebista”, ambos são, extremamente nocivos aos interesses da classe trabalhadora brasileira, paraibana e pessoense.
Para começar, tanto PP quanto MDB fazem parte do projeto nacional que colocou o genocida Bolsonaro no Palácio do Planalto e que vem sistematicamente atacando os direitos da classe trabalhadora ao longo dos anos, ao mesmo tempo que aumenta os lucros dos patrões. A diferença, neste caso, é que o PP de Cícero (e de Aguinaldo Ribeiro) é parte fundamental do “Centrão” que loteia cargos no governo federal neste momento e o MDB de Maranhão – suporte da candidatura Nilvan Ferreira – tenta se descolar do desgaste de Bolsonaro, mas não deixou de defender a “Reforma da Previdência” e a “Reforma Trabalhista” implementadas contra os trabalhadores recentemente aprovadas no Congresso Nacional.
Para piorar este quadro terrível para os trabalhadores pessoenses, surge a postura dos partidos da “esquerda oficial”, que se colocam na defesa da classe trabalhadora. O PC do B, PT, PDT anunciaram o apoio ao candidato Cícero Lucena neste 2º turno em João Pessoa; Praticamente todos com o mesmo argumento: a luta contra a extrema-direita, representada pelo “bolsonarismo” e, em João Pessoa, por Nilvan Ferreira (MDB). Não custa lembrar que Cícero já tem o apoio do governador João Azevedo (Cidadania) desde o 1º turno, e que este foi o principal responsável pela “Reforma da Previdência” na Paraíba, aprovada recentemente.
PSB e PV, de Ricardo Coutinho e Cartaxo, e PSOL decidiram manter-se “neutros” na disputa, como se isso fosse possível. A direita paraibana dividiu-se entre Cícero e Nilvan. Uma parte desta ficou com o candidato do PP (PSL, Solidariedade e Democratas), enquanto PSDB, PSC e PSD ficaram com Nilvan.
O PSTU não participará desta enganação que os partidos que dizem representar a classe trabalhadora da capital paraibana estão fazendo com nossa classe. Para nós, Cícero e Nilvan, ao chegarem à Prefeitura Municipal de João Pessoa, seguirão atacando os direitos da classe trabalhadora de nossa cidade e continuarão a defender e representar os interesses dos ricos, empresários e poderosos da capital paraibana, como tem sido ao longo dos anos e gestões que já passaram pelo Paço Municipal.
Por isso, não há outra opção para as trabalhadoras e trabalhadores, povo pobre e explorado de João Pessoa no próximo dia 29 de novembro, a não ser VOTAR 16 DE NOVO, VOTAR NULO!!!
POR UM GOVERNO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES, COM APOIO DOS CONSELHOS POPULARES!!!
POR UMA ALTERNATIVA SOCIALISTA E REVOLUCIONÁRIA!!!
João Pessoa, Novembro de 2020.”
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba