Projeto prevê ensino integral em 50% das escolas públicas

Wilson Filho 1

Encontra-se pronto para votação em plenário na Câmara Federal o projeto que estabelece jornada integral para os estudantes do ensino médio (PL 6840/13). A proposta teve como relator o deputado Wilson Filho (PTB-PB) e prevê, entre outros pontos, que o ensino médio em tempo integral deverá estar disponível em 50% das escolas e para 25% dos alunos em dez anos.

De acordo com o parlamentar, o ensino médio tem sido o maior gargalo da educação brasileira. “É o único período da educação que não teve nenhum avanço nos últimos 10 anos. São três anos que preparam exclusivamente para um vestibular, e não deveria ser assim. O ensino médio tem que preparar para vida: seja para o mercado de trabalho, seja para a vida acadêmica, para entrar numa faculdade”, afirmou Wilson Filho.

Segundo o deputado, o problema maior do ensino médio é a falta de atratividade para o estudante e para os professores, que são mal valorizados, mal pagos e maltratados em muitas escolas públicas. “Os professores recebem muito pouco para transferir o conhecimento, que, para mim, é uma das funções divinas na sociedade: ele dá origem e cultiva a semente para todas as outras profissões existentes”, comparou.

Na opinião de Wilson Filho, na era da tecnologia, o ensino médio continua defasado. “Hoje o mundo é totalmente diferente de 50 anos atrás, mas a sala de aula é exatamente igual. Dentro de um celular existe tudo, e na frente do estudante, dentro da sala de aula, continua um quadro com um giz e um professor fazendo o impossível para tentar atrair a atenção dos alunos”, destacou.

O parlamentar defende que é necessário mudar o ensino médio para que os estudantes percebam que essa etapa da vida escolar pode ser um grande passo para conquistar um bom emprego ou uma vaga em uma boa faculdade.

MaisPB