Manifestações

Professores de Alagoa Grande protestam em cobrança ao pagamento do piso do magistério

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Dezenas de professores realizaram um protesto na tarde dessa quarta-feira (22) em Alagoa Grande, Brejo paraibano, reivindicando ao governo municipal o pagamento do piso nacional do magistério. O ato pacífico da categoria aconteceu na sede da Prefeitura para cobrar ao prefeito Antonio Sobrinho o cumprimento da lei nacional.

De acordo com a professora Renolda Carla, uma das líderes do movimento, a gestão municipal vem descumprindo os valores definidos pelo Ministério da Educação e a defasagem mensal no salário dos profissionais já ultrapassa o valor de R$ 1.000.

A luta dos professores do município pelo direito de receber o piso se arrasta desde 2017. Em 2021, por exemplo, a partir de uma ação movida pelo Ministério Público, a justiça chegou a obrigar a Prefeitura ao cumprimento da lei. Mas, segundo os professores, desde o ano passado eles vêm acumulando perdas salariais significativas a partir de mudanças no Plano de Cargos e Carreira municipal no que se refere aos percentuais das progressões.

“Buscamos a assistência da promotoria e aguardamos a aplicação da lei que nos assegura o piso da nossa batalhadora categoria. Não é justo que um direito garantido deixe de ser cumprido, até porque todos os municípios da região já cumprem o piso do magistério. Não entendemos por que apenas Alagoa Grande não paga e precisamos recorrer aos órgãos competentes para ter assegurado um direito que já é nosso”, questionou a professora.

Veja imagens:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba