Polêmica

PROBLEMAS EM FAMÍLIA: Polêmica apresenta os principais casos de nepotismo em Prefeituras paraibanas nos primeiros meses de 2025

o Polêmica apresenta uma matéria com as nomeações polêmicas que marcaram a política paraibana nesses primeiros quatro meses de mandato.

PROBLEMAS EM FAMÍLIA: Polêmica apresenta os principais casos de nepotismo em Prefeituras paraibanas nos primeiros meses de 2025

A tarefa de assumir o comando de uma Prefeitura é algo difícil e que exige muita responsabilidade.

Com a posse dos Prefeitos no dia 1 de Janeiro, ocorreram muitas exonerações e mudanças nas estruturas de pastas nas Secretarias, algo bastante comum nessas trocas de comando.

Mas em algumas cidades da Paraíba, os gestores tomaram algumas decisões polêmicas, que surpreenderam os habitantes.

Pensando em trazer os casos de nepotismo que mais repercutiram por todo o estado, o Polêmica apresenta uma matéria com as nomeações polêmicas que marcaram a política paraibana nesses primeiros quatro meses de mandato.

Xató – Tacima

Reeleito com pouco mais de 52% dos votos, Luís Rodrigues Sobrinho, conhecido como Xató (Solidariedade), teve um caso referente ao exercício de 2022, sendo identificado pelo TCE, no mês passado, como suposta prática de nepotismo.

A denúncia trazia supostas práticas de nepotismo atribuídas ao Prefeito Xató e ao Presidente da Câmara Municipal, Ailton Alves de Lima.

Foram localizados sete servidores, sendo que dois já haviam deixado o serviço público. Entretanto, Luana Pereira de MachadoManuel Ribeiro do NascimentoAlecia Cristina Barreto Fonseca Santos Souza, Simone Ferreira da Costa e Bruno Rodrigues Ferreira da Costa continuam relacionados na folha de pessoal como comissionados ou contratados temporários.

Os três primeiros constam na denúncia como sobrinhos do Prefeito Municipal e os dois últimos como sobrinhos da esposa do Prefeito Municipal.

A auditoria ainda achou na folha de pagamento Maria Soares de Oliveira (esposa do Prefeito), Bilac Soares de Oliveira (sobrinho da esposa do Prefeito), Daiana Felix de Oliveira (sobrinho da esposa do Prefeito), Luciana Araújo da Rocha Macedo (nora do Prefeito) e Laís Rodrigues de Oliveira Silva (filha do prefeito).

Léo Bandeira – Lucena

O prefeito de LucenaLéo Bandeira, tem 5 parentes ocupando cargos públicos e se formos pegar o Vice, Netinho de Lando, chegamos a 7 nomes na Prefeitura.

Os cinco parentes do Prefeito são:

Andreia Karla – esposa (Assistência Social);

Luana Bandeira – irmã (Finanças);

Rogério Falcão – irmão (Procurador);

Angela Valquíria – prima (Educação).

Leonardo Bandeira – irmão (Infraestrutura)

O Vice-Prefeito, Netinho de Lando, tem a prima como Secretária de Cultura e o sogro ocupando o cargo de Secretário de Mobilidade Urbana.

Myllena Nayara – Duas Estradas

A Prefeita Myllena Nayara (PSD), eleita com pouco mais de 56% dos votos, se encontrou envolta em uma denúncia do TCE, que verificou a suposta prática de nepotismo na cidade.

A Prefeita nomeou a sua prima e ex-Prefeita da cidade, Joyce Renally Feliz Nunes de Figueiredo, no cargo comissionado de Chefe Gabinete. Também o senhor Ramessés Henrique Roberto de Figueiredo, marido da ex-prefeita e prima, foi nomeado para a Controladoria Geral do Município.

Ela nomeou ainda a própria mãe, Ozineide Leandro Nunes em cargo de segundo escalão da Secretaria de Educação e Marileide Nunes da Costa, que é tia da Prefeita e esposa do atual Presidente da Câmara.

O Tribunal cobrou da Prefeitura a apresentação de defesa e de todas as portarias de nomeação.

Jan de Manoel da Lenha – Ingá

Filho do ex-Prefeito Manoel da Lenha, Jan foi um dos poucos nomes de oposição a vencerem a eleição.

No dia seguinte a sua posse, Jan nomeou integrantes de sua família para compor o secretariado da cidade.

Foram nomeados Pierre Jan de Oliveira Chaves, irmão do prefeito, como Secretário de Administração e Sharon Monteiro da Silva Chaves, esposa de Jan, como Secretária adjunta de Assistência Social.

Além deles, a prima do chefe do Executivo, Ezilãene Chaves Monteiro, também foi conduzida ao posto de Secretária de Saúde da cidade.

Marcos Freitas – Boqueirão

Reeleito com pouco mais de 52% dos votos, Marcos Freitas começou seu segundo mandato, tendo que se explicar perante o Ministério Público.

O MP recomendou em janeiro, a exoneração de dois sobrinhos que ocupavam cargos comissionados na Prefeitura. 

Joaquim Pereira de Freitas Neto e Alicellen Farias de Freitas, ocupavam os cargos de Assessor de Departamento e Gerente de Saúde Mental.

Para o Ministério Público, a nomeação deles viola os princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade e configura a prática de nepotismo.

Após a entrada do MP no caso, o Prefeito teve o prazo de 30 dias para efetuar a exoneração dos familiares e comunicar ao MP as medidas adotadas.

Iran Santos – Nova Floresta

O novo Prefeito de Nova Floresta não deixou o ex-Prefeito da cidade e aliado Jarson Santos fora da Prefeitura.

Das 14 secretarias municipais, cinco foram preenchidas pelo ex-prefeito e seus parentes, incluindo mãe, esposa e sogra.

Além disso, dois filhos do atual prefeito também ocupam cargos de destaque, como as pastas de Serviços Urbanos e Compras Públicas.

Entre os nomeados estão

  • Jarson Santos da Silva: ex-prefeito, agora secretário de Planejamento e Gestão.
  • Maria Aldenora dos Santos da Silva: mãe do ex-prefeito, secretaria da Mulher e Políticas Públicas.
  • Iran Félix Canamari Alves Santos: filho do prefeito, secretário de Compras Públicas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba