desoneração fiscal

Primeiras propostas do Fórum em Defesa do Emprego focam redução de impostos para as empresas

Primeiras propostas do Fórum em Defesa do Emprego focam redução de impostos para as empresas

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (4), o primeiro encontro virtual do Fórum de Ação em Defesa do Emprego na Paraíba. Na oportunidade, representes do setor produtivo, academia e trabalhadores debateram sobre soluções para a crise econômica gestada pelo coronavírus. O deputado federal Ruy Carneiro, idealizador da proposta, mediou o debate e apresentou um conjunto inicial de propostas que foram analisadas pelos participantes.

A desoneração fiscal foi um dos principais temas discutidos, durante o encontro, como uma das possibilidades para geração de emprego. “O Fórum iniciou com a exposição de cada participante sobre como percebe a crise. Em seguida, para ser objetivos correlação às propostas, traçamos um roteiro de possibilidades que foram discutidas e serão aprofundadas nos próximos encontros”, comentou o deputado Ruy Carneiro.

Entre as propostas apresentadas para análise do grupo, e que já adotadas em outros estados e municípios, estiveram:

Prorrogação de vencimento de impostos (ISS e IPTU) e taxas como TCR, alvarás, fiscalização de obras, iluminação pública, entre outras; Suspensão, por 60 dias, da inscrição de débitos tributários e não tributários em Dívida Ativa, bem como o ajuizamento de ações e o encaminhamento a protesto; Prorrogação do vencimento, sem juros, mora ou multa, de parcelamento de débitos, sejam originários débitos tributários ou não; Prorrogar validade (90 dias), das Certidões que permitam às empresas participar de licitações ou obter financiamentos; Suspender (60 dias) inclusões de pendências no Cadastro de Débitos Municipais e Estadual (CADIN); Suspender por 30 dias os prazos para a apresentação de impugnações e de recursos tributários; Prorrogação do ICMS Substituição Tributária e ICMS Fronteira; Prorrogar vencimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros estaduais.

Para o deputado Ruy, o objetivo de unir diversos segmentos para pensar soluções capazes de gerar emprego é conseguir o máximo de contribuições possível. “Tivemos um primeiro encontro, ainda que virtual, muito proveitoso com a exposição das realidades percebidas por cada setor. Em comum, vimos a necessidade de definir ‘respiradores’ especiais, para salvar empregos e empresas.”, comentou o parlamentar.

Entre os participantes desta primeira edição do Fórum, estiveram: Graco Parente, Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa; Sérgio Buarque, consultor; Denise Gadelha, representante da Federação das Indústrias da Paraíba; Dalton Gadelha, médico e empresário; José Marconi Medeiros, Fecomércio; Nivaldo Vilar, presidente Câmara Dirigentes Lojistas de João Pessoa; Rangel Júnior, reitor da UEPB; Ruy Dantas, Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Capítulo Paraíba; Nicácio Lopes, Reitor do IFPB; Francisco Barreto, professor da UFPB; Jefferson Moura, representante Semeadores da Cidadania.

O empresário Dalton Gadelha parabenizou o deputado Ruy pela iniciativa do Fórum e agradeceu a oportunidade de contribuir com as propostas. “O que nós precisamos é focar nos problemas”, disse em sua fala no debate. “Não se faz um país com economia forte e nem com saúde decente sem planejamento. E é justamente por isto que estamos todos propondo iniciativas neste momento”, concluiu Dalton.

O Fórum terá uma reunião técnica na próxima quinta-feira (7), para aprofundar as questões iniciais. E na, próxima semana, um novo encontro geral do Fórum deve trazer as primeiras propostas a serem apresentadas ao Governo do estado e prefeituras da Paraíba.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba