Eleições

PRIMEIRA PESQUISA: Prefeita Solange Félix aparece na frente em todos os cenários na cidade de Juru

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte traz nesta segunda-feira (20), mais uma pesquisa do projeto Polêmica Paraíba/AgoraSei.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte traz nesta segunda-feira (20), mais uma pesquisa do projeto Polêmica Paraíba/AgoraSei.

Após trazer os níveis de aprovação da Prefeita Solange Félix, a editoria do Polêmica Paraíba apresenta os primeiros números visando o pleito do ano que vem.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Juru. A pesquisa foi realizada nos dias 1 e 2 de novembro de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 180 na zona urbana e 220 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Foto: Divulgação

Solange Félix começou sua carreira política no ano de 2000, sendo eleita Vereadora. Após ficar na suplência em 2004, volta a Câmara Municipal no pleito seguinte, se reelegendo em 2012 e 2016.

A Vereadora decidiu alçar voos mais altos ao disputar a Prefeitura em 2020, tendo como principal adversário Leôncio de Guabiraba que havia sido candidato a Vice-Prefeito na chapa que foi derrotada pelo então Prefeito Luiz Galvão em 2016.

Em um pleito que englobou mais três candidaturas, Solange conseguiu vencer a eleição de forma tranquila ao atingir 3.429 votos (57,81%).

A Prefeita ainda não sabe quais serão os seus adversários na disputa pela reeleição. A imprensa cita os nomes de Binha de Luiz, Presidente do MDB no município e cunhado do Prefeito de Água Branca, Leôncio de Guabiraba que foi derrotado por Solange em 2020 e Silvino Alves que concorreu a Prefeitura em 2012 e 2016 como postulantes.

Um outro nome ventilado nessa disputa é o do ex-Prefeito Luiz Galvão. Galvão comandou a cidade entre 2013 e 2020, sendo o principal cabo eleitoral da Prefeita nas últimas eleições. Esse rompimento ainda não foi selado, mas existe um sentimento na cidade que essa mudança pode ocorrer a qualquer momento.

Foto: Divulgação

Na questão espontânea, onde a população é perguntada sem alternativas, sobre quais seriam os seus candidatos em 2024, a Prefeita e Luiz Galvão aprecem próximos, com uma larga vantagem sobre os outros citados .

Na sequência vemos Leôncio de Guabiraba, os Vereadores Silvino e Napoleão Marques e Dorinha Galvão, esposa do ex-Prefeito Luiz.

Foto: Divulgação

Já na pesquisa estimulada, onde é apresentado os nomes que manifestaram publicamente a decisão de se candidatar, Binha Luiz que não foi citado na estimulada, é lembrado por um entrevistado, mas a Prefeita Solange e Luiz Galvão são os favoritos na visão dos habitantes de Juru.

A prefeita tem 43%, Luiz Galvão 37,3%, e as opções Nenhum/Branco/Nulo com 6,2% e o Sem Opinião/Não Respondeu atingindo 10% dos votos.

No questionário proposto a população, os habitantes são divididos em oito categorias: Gênero, Idade, Ocupação, Renda, Escolaridade, Religião, os bairros da cidade e se a pessoa mora na Zona Urbana ou Rural.

Solange ocupa a dianteira em praticamente todos as áreas da pesquisa, a gestora é superada por aqueles que se denominam desempregados e aposentados, os que afirmam só ler e escrever, habitantes que tem curso superior, os evangélicos, aqueles que são da zoa urbana e os munícipes que moram nos bairros do Centro, Povoado Cachoeira dos Costas, Barras dos Ramos e Comunidades do Setor Norte.

Pegando o recorte de algumas categorias, a liderança da Prefeito, é maior entre o público masculino, aqueles que afirmaram ter mais de 60 anos, os donos de negócios, aqueles que concluíram o ensino médio, os que afirmam não ter religião e os que vivem na zona rural do município.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei