O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte traz nesta segunda-feira (20), mais uma pesquisa do projeto Polêmica Paraíba/AgoraSei.
Após trazer os níveis de aprovação da Prefeita Solange Félix, a editoria do Polêmica Paraíba apresenta os primeiros números visando o pleito do ano que vem.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Juru. A pesquisa foi realizada nos dias 1 e 2 de novembro de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 180 na zona urbana e 220 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
Solange Félix começou sua carreira política no ano de 2000, sendo eleita Vereadora. Após ficar na suplência em 2004, volta a Câmara Municipal no pleito seguinte, se reelegendo em 2012 e 2016.
A Vereadora decidiu alçar voos mais altos ao disputar a Prefeitura em 2020, tendo como principal adversário Leôncio de Guabiraba que havia sido candidato a Vice-Prefeito na chapa que foi derrotada pelo então Prefeito Luiz Galvão em 2016.
Em um pleito que englobou mais três candidaturas, Solange conseguiu vencer a eleição de forma tranquila ao atingir 3.429 votos (57,81%).
A Prefeita ainda não sabe quais serão os seus adversários na disputa pela reeleição. A imprensa cita os nomes de Binha de Luiz, Presidente do MDB no município e cunhado do Prefeito de Água Branca, Leôncio de Guabiraba que foi derrotado por Solange em 2020 e Silvino Alves que concorreu a Prefeitura em 2012 e 2016 como postulantes.
Um outro nome ventilado nessa disputa é o do ex-Prefeito Luiz Galvão. Galvão comandou a cidade entre 2013 e 2020, sendo o principal cabo eleitoral da Prefeita nas últimas eleições. Esse rompimento ainda não foi selado, mas existe um sentimento na cidade que essa mudança pode ocorrer a qualquer momento.
Na questão espontânea, onde a população é perguntada sem alternativas, sobre quais seriam os seus candidatos em 2024, a Prefeita e Luiz Galvão aprecem próximos, com uma larga vantagem sobre os outros citados .
Na sequência vemos Leôncio de Guabiraba, os Vereadores Silvino e Napoleão Marques e Dorinha Galvão, esposa do ex-Prefeito Luiz.
Já na pesquisa estimulada, onde é apresentado os nomes que manifestaram publicamente a decisão de se candidatar, Binha Luiz que não foi citado na estimulada, é lembrado por um entrevistado, mas a Prefeita Solange e Luiz Galvão são os favoritos na visão dos habitantes de Juru.
A prefeita tem 43%, Luiz Galvão 37,3%, e as opções Nenhum/Branco/Nulo com 6,2% e o Sem Opinião/Não Respondeu atingindo 10% dos votos.
No questionário proposto a população, os habitantes são divididos em oito categorias: Gênero, Idade, Ocupação, Renda, Escolaridade, Religião, os bairros da cidade e se a pessoa mora na Zona Urbana ou Rural.
Solange ocupa a dianteira em praticamente todos as áreas da pesquisa, a gestora é superada por aqueles que se denominam desempregados e aposentados, os que afirmam só ler e escrever, habitantes que tem curso superior, os evangélicos, aqueles que são da zoa urbana e os munícipes que moram nos bairros do Centro, Povoado Cachoeira dos Costas, Barras dos Ramos e Comunidades do Setor Norte.
Pegando o recorte de algumas categorias, a liderança da Prefeito, é maior entre o público masculino, aqueles que afirmaram ter mais de 60 anos, os donos de negócios, aqueles que concluíram o ensino médio, os que afirmam não ter religião e os que vivem na zona rural do município.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei