A Frente Parlamentar das Energias Alternativas, criada pelo deputado estadual Renato Gadelha (PSC), realiza uma Audiência Pública nesta sexta-feira, às 14h30, no Auditório do Fórum, em Santa Luzia. A reunião discutirá a geração de energia limpa na região do Vale do Sabugi e contará com a participação de empresas ligadas ao setor eólico, representantes dos poderes públicos, sociedade civil e prefeitos das cidades da região.
O deputado Renato Gadelha, que preside a Frente, informou que a cidade de Santa Luzia já conta várias áreas em estudo para instalação de aeroturbinas. “Uma grande empresa do setor está instalando 3 parques eólicos na Serra de Santa Luzia e existe a possibilidade da implantação de outros parques na região”, disse Renato.
Renato Gadelha destacou a importância de o poder público buscar formas de incentivar a geração de energias de fontes renováveis. “Santa Luzia, por exemplo, abraçou a ideia da energia limpa e já colhe frutos”. Já durante o período de estudos, algumas empresas já pagam pelo arrendamento das terras em análise, gerando renda para a cidade. “O prefeito Ademir Morais procurou a Frente e tem sido um parceiro importante nesse processo de discussão que Assembleia vem promovendo e que pode representar uma mudança de rumo para o nosso estado”, destacou Renato Gadelha.
A Frente das Energias Alternativas deverá realizar outras Audiências Públicas em regiões do estado com potencial de gerar energia limpa. “Temos áreas vocacionadas à energia eólica, outras para a fotovoltaica, por exemplo. Queremos fazem um levantamento de cada região para subsidiar os investimentos e garantir que grandes empresas possam explorar esse potencial energético da Paraíba”.
Assessoria