Aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) a sessão especial de abertura da Comissão da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, que será presidida pelo deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). A sessão contou com a presença da defensora pública-geral da Paraíba, Maria Madalena Abrantes, e diversos representantes da categoria.
Também estiveram compondo a mesa o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) e os deputados estaduais Bosco Carneiro (Republicanos), Sílvia Benjamim (Republicanos) e George Morais (União Brasil).
Autor e presidente da Comissão da Defensoria Pública, o deputado Luciano Cartaxo falou da importância da criação desta comissão e defendeu a contratação imediata dos aprovados no último concurso da Defensoria. “Nosso objetivo é fazer com que a Defensoria, que tem um trabalho social de imensa importância, tenha cada vez mais condições de prestar um bom serviço ao povo. Para isso precisamos fortalecer o órgão, garantir a segurança orçamentária da Defensoria. Também vamos lutar junto ao Governo do Estado para que os aprovados no último concurso sejam contratados, porque entendemos que isso é fundamental para fortalecer os quadros desse importante órgão”, disse.
A defensora pública-geral, Madalena Abrantes, disse que a criação da Comissão fortalece os mais vulneráveis no acesso à proteção judicial. “A Defensoria Pública é a porta do sistema de justiça, ela é a voz das pessoas mais necessitadas. Ela nasceu para minimizar as desigualdades sociais. O apoio da Assembleia Legislativa, que também é a casa do povo, é de primordial importância. Graças a Deus encontramos apoio nesses parlamentares que estão de mãos dadas junto com a defensoria e com o povo paraibano para auxiliar este órgão tão importante”.
Sobre a Comissão: A Comissão Especial da DPPB pretende reforçar a visibilidade para as ações da Defensoria Pública voltadas às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer a categoria, como fez o Congresso Nacional, em maio deste ano, quando foi lançada a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Fortalecimento das Defensorias Públicas dos Estados e da União, na Câmara dos Deputados.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba