O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, e o corregedor do órgão, conselheiro Fernando Catão, estão participando da 24ª Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), onde estão sendo discutidas ações conjuntas para o combate à corrupção e para fortalecimento controle externo.
O evento, que está acontecendo em Cusco, no Peru, foi aberto anteontem pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, que também preside a Olacefs, com a presença do presidente da República Peruana, Ollanta Humala. E será encerrado na sexta-feira
A Olacefs é um organismo internacional, autônomo, independente, apolítico e de caráter permanente, que atua em prol do aperfeiçoamento da atividade de fiscalização nos países membros. Atualmente, a organização conta com 23 países membros e é um dos grupos regionais da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – International Organization of Supreme Audit Institutions (Intosai).
O TCE-PB passou a integrar a organização em junho deste ano. De acordo com o conselheiro Fábio Nogueira, o sistema de cooperação proposto pela Olacefs é de extrema importância, sobretudo pela aproximação com outros organismos internacionais de controle, como a Intosai e agências da Organização das Nações Unidas (ONU).
Correio da Paraíba