Eleições

Presidente do TRE-PB explica processo de apuração e defende confiabilidade da urna eletrônica: "Inviolável"

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (25), o desembargador Leandro dos Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB),explicou como funciona o processo de apuração de votos em uma eleição presidencial e falou sobre a fidelidade da urna eletrônica.

Questionado sobre os reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral brasileiro e com as urnas eletrônicas, Leandro disse que os equipamentos são totalmente invioláveis.

“A urna eletrônica vai entregar o resultado que recebeu do voto de cada um de nós. Não há até hoje nenhuma possibilidade de você interferir no processo de votação e de apuração que essa urna produz”, explicou. “Tenho a convicção absolutíssima que ela não será violada para favorecer candidato A, B, C ou D”, emendou.

O desembargador explicou como funciona o procedimento de apuração de uma eleição presidencial, falando que um computador central no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe as informações de todo o Brasil ao mesmo tempo.

“Encerra-se a votação, imediatamente cada seção eleitoral emite o seu boletim, que é o resultado oficial, e vai sair a mesma coisa, os mesmos números, no Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

Leandro afirmou que o órgão já está fiscalizando a atuação de pré-candidatos em redes sociais e outros meios com relação a possíveis crimes eleitorais.

Veja trecho da entrevista:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba