Articulações

Presidente do PDT confirma 'investidas' do PT, mas nega que Ciro Gomes irá desistir de candidatura para apoiar Lula

Presidente do PDT confirma 'investidas' do PT, mas nega que Ciro Gomes irá desistir de candidatura para apoiar Lula

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou que tem sido procurado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), até mesmo pelo ex-presidente Lula (PT), para que o seu partido apoie o ex-presidente na corrida eleitoral deste ano.

Lupi confirmou que aconteceram pelo menos três telefonemas entre ele e Lula e não descartou a possibilidade de se reunir pessoalmente com o petista antes do pleito. No entanto, afirmou categoricamente que seu partido não abrirá mão da pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência.

“Conversamos por telefone algumas vezes, tenho um carinho por Lula. Não rechaço um encontro. Mas Lula é elegante, ele respeita a candidatura de Ciro”, disse Lupi.

Quem também vê com bons olhos esse possível acordo é a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Também ao O Globo, Gleisi lembrou que outros partidos do campo político da esquerda já firmaram o apoio ao ex-presidente.

“Gostaríamos muito de ter o PDT na nossa coligação. É do nosso campo político. Todos os demais partidos desse campo se uniram em torno de Lula. Mas não estamos fazendo nenhuma ofensiva política em relação ao PDT. Eles têm candidato, e respeitamos esse direito e legitimidade do PDT”, falou.

Além de Lula, outras lideranças do PT têm articulado uma possível ida do PDT ao arco de alianças petista, sinalizando até apoio do PT a algumas candidaturas pedetistas nos estados como moeda de troca.

Na visão dos petistas, eleitores de Ciro podem migrar para Lula caso Ciro Gomes não demonstre força nas pesquisas eleitorais. Ainda, a legenda acredita que somados os apoios de Lula e Ciro, o petista poderá derrotar o presidente Bolsonaro (PL) até no primeiro turno.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba