O presidente da União Brasileira dos Municípios na Paraíba, Leonardo Santana, defendeu hoje a criação de uma concessionária estatal de energia elétrica para atuar na Paraíba sob a coordenação dos prefeitos.
Em entrevista a Rádio Tabajara, Leonardo afirmou que “haverá redução de cerca de 60% dos gastos com iluminação pública porque compraremos a energia direto da fonte e ofereceremos a preços mais baixos para a população”.
Questionado sobre a possibilidade de realização desse planejamento, ele disse que há todas as chances e criticou a Energisa, que oferece o serviço aos paraibanos. “A Energisa tem um lucro absurdo hoje e esses 60% que teríamos de economia equivale exatamente aos valores que a empresa lucra mensalmente, isso sem contar com a expectativa de reajuste que ainda enfrentaremos até o fim do ano”, apontou.
Leonardo continuou defendendo que os gestores estão preparados para gerir o sistema e seguir em busca de novas fontes de energia, “temos a possibilidade de investir em energia solar, já que temos sol praticamente durante todo o ano, e outras fontes de energia alternativa”.
Indagado ainda sobre a reforma política que tramita no Congresso Nacional, Leonardo Santana disse que é favorável ao financiamento privado de campanhas, “desde que os doadores sejam pessoas físicas” e posicionou-se contra o financiamento público de campanhas eleitorais.
Polêmica Paraíba