O deputado estadual Renato Gadelha (PSC), presidente da Frente Parlamentar das Águas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), está em busca do apoio da bancada federal no sentido de unir esforços para garantir um rápido desfecho do processo judicial envolvendo a licitação do Eixo Norte da Transposição do São Francisco.“Já enfrentamos outras disputas judiciais e sabemos como elas acabam por atrasar a obra”, disse Renato, nesta quinta-feira (27).
Licitação para obras do Eixo Norte da Transposição é suspensa novamente
Segundo o presidente da Frente Parlamentar das Águas, a ideia é que os deputados e senadores possam apoiar, da forma que for possível, o Ministério da Integração a resolver, o quanto antes, o impasse jurídico”. A licitação para a execução do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco foi suspensa por decisão desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região nessa terça-feira (25).
Renato Gadelha destacou que os reservatórios do sertão estão com pouca água e só o São Francisco poderá garantir o abastecimento. “Além da pouca água nos mananciais, nosso período chuvoso está terminando e não choveu o suficiente para repor as perdas dos anos de seca severa. O cronograma do Ministério de Integração previa a entrega da obra em dezembro de 2017, mas não temos certeza de cumprimento deste prazo diante da briga jurídica instalada”.
Com isso, o deputado estadual entende que é preciso unir forças para garantir celeridade à obra. “Temos que fazer tudo estiver ao nosso alcance, dentro do que diz a lei, para acelerar essas obras e levar as águas do São Francisco ao sertão da Paraíba o mais rápido possível”, finalizou.