Termina na próxima sexta-feira (10) o prazo de inscrições para processo seletivo com 60 vagas para alfabetizadores voluntários na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Conde. Os aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 600.
Os convocados trabalharão no ‘Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos de Conde – Agora Vai!’ nas zonas rural e urbana. As inscrições foram abertas no dia 29 de abril. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas para a zona urbana e 20 para a zona rural.
Os alfabetizadores do programa ‘Agora Vai!’ realizarão o trabalho de alfabetização em turmas com no máximo 25 alunos, com carga horária total de 192 horas/aulas, correspo
Confira o edital e as fichas de inscrição e Edição nº 1507 do Diário Oficial.
Segundo a Prefeitura de Conde, o principal objetivo do processo é garantir o atendimento às demandas de alfabetização da população jovem, adulta e idosa de Conde, por meio do ‘Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos de Conde – Agora Vai!’. A idade mínima para ser aluno do programa é de 15 anos.
Podem participar das aulas as pessoas comprovadamente não alfabetizadas, que nunca frequentaram nenhum ciclo regular do ensino fundamental, nos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos ou em programas e projetos afins.
Para concorrer à vaga de alfabetizador, o candidato deverá comparecer à Coordenação Geral do programa, localizada na Rodovia dos Tabajaras, PB-018, Km 3,1 (na Sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes), s/n, Centro de Conde, das 8h às 14h.
No ato da inscrição, o interessado deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade, comprovante de vínculo funcional com a rede pública municipal ou estadual de Educação ou com a rede privada de ensino se for o caso, comprovante de experiências como docente, comprovante (s) de participação em cursos, minicursos, conferências e oficinas na área de Educação de Jovens e Adultos e/ou em alfabetização, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas e possuir conta corrente ativa no Banco no Brasil.
No momento da inscrição, o candidato preencherá a ficha de inscrição. Para participar do processo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter nacionalidade brasileira, ter experiência anterior em educação de Jovens e Adultos e ser Graduado nas áreas de Pedagogia, Pedagogia do Campo e/ou Letras-Língua Portuguesa ou ser estudante universitário e estar cursando, no mínimo, o 4º (quarto) semestre da Licenciatura em Pedagogia ou Pedagogia do Campo ou Letras-Língua Portuguesa.
A seleção acontecerá em três etapas, sendo a primeira, de caráter eliminatório, a partir de uma prova de redação, de forma dissertativa, com no mínimo 25 e, no máximo, 30 linhas, com temas voltados a conhecimentos gerais, educação ou de métodos de alfabetização. A segunda etapa, de caráter classificatório, somente para os candidatos aprovados na prova de redação, a partir da análise da formação e experiência profissional dos candidatos, comprovada mediante “Curriculum Vitae”, e a terceira, também de caráter classificatório, a partir da realização de uma entrevista oral com os classificados nas primeira e segunda etapas.
A prova de redação será realizada no dia 16 de maio, das 8h às 11h. Os locais onde as provas serão realizadas vão ser divulgados no site da Prefeitura de Conde, a partir do dia 13 de maio. As provas de redação serão aplicadas nas escolas da rede municipal de ensino de Conde. Após a redação e avaliação dos títulos e experiências, a lista de convocados para a terceira e última etapa será divulgada no dia 20 de maio. As entrevistas serão realizadas nos dias 22 e 23 de maio.
O resultado final será divulgado no site da Prefeitura de Conde no dia 28 de maio. No período de 31 de maio a 2 de junho acontecerá o Curso de Formação Inicial para os Alfabetizadores Voluntários. As aulas do programa ‘Agora Vai!’ tem previsão de início no dia 10 de junho.
ndente aos seis meses de duração do programa que deve ter no mínimo oito horas semanais, distribuídas em até quatro dias.
Fonte: clikpb
Créditos: clikpb