Entenda

Prefeito eleito anuncia que renunciará para ser deputado e ceder cargo à mãe

Prefeito eleito anuncia que renunciará para ser deputado e ceder cargo à mãe

Prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro (PSD) decidiu que não vai cumprir seu mandato e irá renunciar ao cargo após ser empossado. Em seu lugar, ficará sua mãe, Tereza Cristina (PSB).

Tanto Simão, de 43 anos, quanto Tereza, de 73, já foram prefeitos de Orós. O eleito esteve à frente da cidade por dois mandatos, de 2013 a 2020. Ela, por sua vez, foi prefeita de 1993 a 1996.

A saída do cargo já estava prevista, mas para 2026. A antecipação foi motivada pelas consequências da eleição para a Prefeitura de Fortaleza, que lhe dará uma vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, ele afirmou que a decisão já foi acordada com seu grupo político na região Centro-Sul do Ceará. “Não irei deixar passar essa oportunidade de Orós, da região e de todas as pessoas que acreditaram em mim. É importante manter essa esperança acesa”, declarou.

Simão, ainda durante a campanha, mencionou que seu compromisso com a prefeitura poderia depender do “cenário futuro”. Ele recordou que, ao ser chamado por seu grupo para disputar o cargo, já exercia a função de deputado estadual em caráter provisório. Nos bastidores, já se discutia a possibilidade de Gabriella Aguiar se tornar vice de Evandro Leitão.

Polêmica Paraíba com CNN