As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no Planalto da Borborema, mais precisamente no município de Aroeiras.
O atual Prefeito buscará a reeleição apoiado pelo grupo que comanda a cidade desde 2012, enquanto a oposição aparece com um nome estreante aliado a dois ex-Prefeitos e um ex-Vice Prefeito que rompeu com o grupo do atual Prefeito ainda em 2020.
Domingos Marques Barbosa Filho, mais conhecido por César Marques faz parte da família que vem dominando a política de Aroeiras desde a metade dos anos 2000. Seu irmão José Francisco Marques, foi candidato a Prefeito pela primeira vez em 2000, sendo derrotado pelo então Prefeito Gilberto Bezerra. Quatro anos depois, Chicão como é mais conhecido, venceu o Vice-Prefeito João em uma disputa bastante acirrada, naquela que foi a primeira vitória do grupo Marques em Aroeiras.
O Prefeito não conseguiu se reeleger em 2008, sendo derrotado por Gilseppe de Oliveira Sousa, filho do ex-Prefeito Gilberto Bezerra. Na próxima eleição o escolhido do grupo foi o filho do ex-Prefeito Chicão, Mylton Marques.
Mylton conseguiu retomar o poder vencendo um pleito acirradíssimo contra o Prefeito Gilseppe, se reelegendo quatro anos depois em uma vitória contra o ex-Prefeito Gilberto Bezerra. Para o pleito de 2020, o escolhido do grupo foi o seu Tio, César Marques, até então um estreante na política.
Em uma disputa com 5 candidatos, César foi eleito ao atingir 5.788 votos (46,94%) contra 37,70% de Gilberto Bezerra.
Após estarem presentes em pleitos desde 2008, a família Bezerra composta pelos ex-Prefeitos Gilberto e Zepe, não encabeçarão uma das chapas em Aroeiras. Mas eles não irão ficar de fora das eleições, já que irão apoiar a candidatura de Natal Barbosa.
Natal é empresário, já foi Secretário da Prefeitura de Aroeiras e é um estreante em disputas eleitorais. Barbosa já afirmou em entrevistas que tentará pregar a união das oposições em torno de um único nome para bater de frente com o grupo Marques.
Jaílson Bezerra de Andrade foi Vereador por 3 mandatos, até ser colocado como companheiro de chapa de Mylton Marques no pleito de 2012. Reeleito quatro anos depois, Jailson rompeu politicamente com o Prefeito em 2019, após se sentir traído na escolha de César Marques, como candidato do Prefeito.
Apoiado pelo Governador João Azevêdo, Andrade saiu candidato em 2020 pelo Cidadania, mas ficou apenas na terceira posição, como pouco mais de 14% dos votos. Assim como Natal Barbosa, Jailson afirma ser a favor da união das oposições em uma única candidatura.
Articulações para Outubro
O atual Prefeito deixou o PSDB e será candidato a reeleição pelo PP. Ele será apoiado pelos Deputados Michel Henrique, Aguinaldo Ribeiro e pela Senadora Daniella Ribeiro.
Natal Barbosa é o nome do Republicanos na disputa e terá o apoio dos irmãos e Deputados Adriano e Murilo Galdino.
Na imprensa e em Aroeiras existem dúvidas sobre a candidatura de Jailson Andrade, com afirmações de que Andrade possa ser o companheiro de chapa de Natal Barbosa. Ele é filiado ao PSDB e tem como principal aliado o Deputado Estadual João Paulo Segundo.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba