O prefeito Renato Mendes (DEM) assinou e entregou nesta sexta-feira (7) as portarias de nomeações dos 36 guardas municipais que atuam na cidade. Com a Lei 13.022 sancionada em agosto de 2104 pela ex-presidente Dilma Rousseff, a Guarda Municipal tem o poder de polícia preventiva e ostensiva. A GM poderá atuar dentro do perímetro de Alhandra e cidades conveniadas.
A Guarda Municipal, implantada na gestão do atual prefeito e já em funcionamento com fardamentos, viaturas, equipamentos, qualificação e excelente formação, era um sonho antigo dos moradores de Alhandra que só foi realizado devido ao compromisso do prefeito Renato Mendes com a segurança dos moradores.
O gestor ressalta que a Prefeitura tem atuado para que a Guarda Municipal, neste primeiro ano, trabalhe bem e conquiste o respeito da população. “Queremos que os primeiros passos dados pela Guarda sejam sólidos e qualificados para que possa evoluir ao longo do tempo. Acredito, inclusive, que isso já vem acontecendo”, disse.
O prefeito Renato Mendes ainda ressaltou que a população não deve confundir as atribuições da Guarda Municipal com as da Polícia Militar ou Polícia Civil. “O dever da guarda é proteger prédios e espaços públicos, além de contribuir com a segurança, mas não substitui o papel da Polícia Militar ou Civil, todas devem trabalhar em harmonia, porém, cada uma dentro das suas funções legais”, afirmou.
O sargento Wilson Salvino será o comandante da nova Guarda e explica que o trabalho diário de todos que fazem a Guarda Municipal de Alhandra já vem sendo reconhecido pela população. “Hoje é dia de comemorar nossa vitória e agradecer ao prefeito Renato Mendes, já que ele implantou esse grande beneficio em nossa Alhandra. Sabemos que a realidade é cruel, mas temos garra e vontade de trabalhar para o bem da população”, garantiu Wilson.
O inspetor Mauro afirmou que servirá com muito orgulho a toda população alhandrense e que o trabalho será realizado em parceria com as polícias e principalmente com os moradores. Estiveram presentes na solenidade o secretário de Administração, Edivaldo Cavalcante, o chefe de Gabinete Iaggo Pinheiro, Juracy Mendes, além dos vereadores Moisés Marinho e Cláudio Januário.
Fonte: ASSESSORIA