A Polícia Federal derrubou um drone que sobrevoava o evento de posse do presidente Lula (PT) neste domingo (01).
O drone foi imobilizado por um dispositivo antidrone utilizado pela PF. Segundo informações da corporação, o drone intruso foi derrubado lentamente pelo equipamento da PF. Não foi divulgado quantos dispositivos estão sendo utilizados para neutralizar drones.
O dispositivo utilizado para derrubar drones possui lembra uma arma futurista digna de qualquer filme de ficção científica. A arma funciona emitindo uma frequência que derruba a comunicação entre os drone e quem está no controle.
Com o código emitido pelo dispositivo, o agente passa a controlar o drone. Ele pode mantê-lo voando até que a bateria acabe ou derrubá-lo. Além disso, o dispositivo também permite localizar quem estava usando o drone ao utilizar uma função que faz o aparelho voltar para o local de origem.
O sistema antidrone é mais comumente usado em presídios, como forma de evitar a entrada de drogas e celulares para os presos.
O amplo esquema de segurança envolve cerca de 700 policiais federais, esquadrão antibombas, agentes à paisana, snipers e barreiras antidrones.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba