Especulações

ELEIÇÕES 2026: Confira quem são os primeiros nomes a serem especulados para disputar governo do estado

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Tão logo acaram as eleições municipais, atores políticos paraibanos já começaram a articular as eleições de 2026, principalmente no tocante ao cargo de governador.

Alguns políticos já dizem hoje que são pré-candidatos ao governo em 2026, e com isso, uma lista inicial de nomes na disputa já pode ser formalizada.

A preço de hoje, seis nomes estão virtualmente na disputa, mesmo tendo declarado publicamente ou não. Deles, quatro estão na disputa pelo apoio do atual governador João Azevêdo (PSB), que não poderá mais concorrer, e apenas dois por parte da oposição.

Confira quem são:

Adriano Galdino

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (Republicanos) já disse publicamente, mais de uma vez, que seu sonho é ser governador do estado e já se colocou à disposição para entrar na disputa.

Lucas Ribeiro

Outro que pode ser candidato a governador com apoio de João é o seu atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP). Existe o debate se João renunciará ao cargo em 2026 para disputar uma vaga no Senado. Em isso acontecendo, Lucas assumiria o cargo de governador por alguns meses e naturalmente seria candidato à reeleição.

Cícero Lucena

Outro que é cogitado em disputar o governo do estado amparado pelo governador João Azevêdo é o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). Desde que foi eleito prefeito de João Pessoa em 2020, Cícero tem uma relação institucional muito próxima do governo estadual. Com isso, não pode ser descartada uma eventual disputa do atual prefeito.

Deusdete Queiroga

Atual secretário estadual da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete é o nome mais forte dentro dos auxiliares do governo para a disputa. Coincidentemente, João comandava a mesma pasta como secretário quando foi escolhido pelo então governador Ricardo Coutinho para disputar o cargo como seu sucessor.

Efraim Filho

Efraim (União) é o primeiro nome posto que pode disputar o cargo de governador em oposição ao grupo de João Azevêdo.

Mais recentemente, ele fez uma postagem em suas redes sociais com uma camisa de futebol com seu nome, seu número de urna e dizendo que “2026 é logo ali”.

Pedro Cunha Lima

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) é outro que já deu entrevista afirmando que tem o desejo de voltar a disputar o Governo da Paraíba e se colocou como o pré-candidato do grupo. Ele pode disputar representando a oposição.

Direita e esquerda radical

Dois grupos que ainda não têm nomes em evidência quanto a uma suposta candidatura são os da esquerda e da direita radical.

Em toda eleição Cabo Gilberto e Wallber Virgulino figuram como possíveis candidatos pela direita mais radical. Um novo nome que surge é o do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que disputou o segundo turno das eleições para prefeito de João Pessoa.

Já do lado da esquerda o nome que sempre é lembrado em uma eleição é o do ex-governador Ricardo Coutinho. É de se esperar que o Partido dos Trabalhadores (PT) tenha uma presença importante no próximo pleito.