A propaganda pode até ser a alma do negócio, mas o bom atendimento ainda é a melhor estratégia para satisfazer a clientela. Principalmente na área de bebidas como o vinho, onde o conhecimento sobre as diversas marcas, os sabores, texturas e os tipos de acompanhamento podem fazer a diferença. Pensando nisso uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), capacitou uma turma de garçons e maitres que atuam no segmento de bares e restaurantes da Capital para melhor atender esse público.
A entrega dos certificados aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), na sede da SEHA-JP, na Avenida Edson Ramalho, em Manaíra. Ao todo foram 12 horas de aulas, onde os profissionais tiveram orientações sobre os diferentes tipos de vinho, as regiões de cada um, as espécies de uva para fabricação, influência do clima, harmonização com o cardápio, além da parte de como servir o vinho, tipos de taça e como abrir a garrafa. A capacitação para essa área específica de restaurantes é pioneira em João Pessoa e atende justamente uma demanda antiga do turismo, segundo destacou o secretário adjunto da Setur, Graco Parente.
“Dentro de uma pesquisa que relata quais são os problemas que os turistas enfrentam dentro de João Pessoa, o atendimento consta como um dos pontos de maior reclamação. Então, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com a SEHA-JP e o Senac, desenvolveu esse curso com profissionais da área com o intuito de melhorar esse serviço, para prestar uma melhor consultoria para o turista. É uma forma de qualificar os profissionais, para que eles junto com as empresas possam alavancar as vendas nesse momento difícil”, afirmou.
O diretor da SEHA-JP, Marco Antônio Viesti, destacou que o vinho é uma das bebidas mais consumidas do mundo e em João Pessoa não é diferente. Ele acredita que os profissionais que atuam no atendimento desse público precisam de conhecimentos específicos sobre a bebida para tornar a experiência do consumidor mais prazerosa. “Ele tem que ser especializado naquilo que está fazendo. O profissional vai sugerir o vinho para ocasião, por exemplo, e isso faz toda a diferença para o cliente”, explicou.
Aílton dos Santos, que atua no segmento há seis anos, é um dos 12 profissionais capacitados. Ele revela que, de fato, o público consumidor de vinhos é diferenciado. “Mais exigente”, explica, ressaltando a importância da formação. “O conhecimento sempre vem para agregar, e vai, sem dúvidas, ser útil no nosso dia a dia, porque a gente vai colocar em prática um aprendizado que é necessário para a nossa função. O cliente é exigente e a gente precisa entender suas demandas para oferecer um serviço de qualidade” afirmou.
Créditos: Secom-JP