Faltando quatro dias para as eleições de outubro, as pesquisas eleitorais seguem como um dos principais termômetros da disputa eleitoral desse ano. Nas eleições para o Governo do Estado, a série de levantamentos divulgados pelo instituto IPEC mostra como está a disputa em cada um dos estados da região Nordeste.
Na Paraíba, o governador João Azevêdo (PSB) lidera a disputa com 35% das intenções de voto, tendo, em tese, uma vaga garantida na segunda etapa da disputa. Ele é seguido por três nomes da oposição, que estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.
Aparecem no levantamento, na sequência, Pedro Cunha Lima (PSDB), com 20% (na pesquisa anterior, tinha 16%), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) com 15% (na pesquisa anterior, tinha 14%), e Nilvan Ferreira (PL), que registrou 14% (na pesquisa anterior, tinha 15%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Confira, a seguir, como está o cenário em cada um dos 9 estados da região Nordeste, de acordo com a mais recente pesquisa IPEC, contratada pela TV Globo.
Alagoas
O candidato Paulo Dantas (MDB) lidera a disputa com 30% das intenções de voto (na pesquisa anterior, tinha 24%). Em seguida, vêm Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PTB), com 20% cada um (Cunha tinha 21%, e Collor aparecia com 17% na pesquisa anterior). A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Bahia
ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa eleitoral com 47% das intenções de voto (na pesquisa anterior, tinha 56%). Jerônimo Rodrigues (PT) aparece em seguida com 32% (na pesquisa anterior, tinha 13%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Ceará
Elmano de Freitas (PT) aparece à frente na disputa eleitoral, com 30% (na pesquisa anterior, tinha 22%). Em seguida, e tecnicamente empatado com o primeiro colocado, está Capitão Wagner (UB), com 29% (na pesquisa anterior, tinha 35%). Roberto Cláudio (PDT) tem 22% (na pesquisa anterior, tinha 21%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Maranhão
O candidato Carlos Brandão (PSB) aparece com 41% das intenções de voto e mantém a liderança mostrada na última pesquisa, quando registrou 28%. Em seguida, está Weverton Rocha (PDT), com 20% (na pesquisa anterior, tinha 16%). Lahesio Bonfim (PSC) aparece com 16%, um crescimento de 6% em relação à pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Pernambuco
Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa com 33% das intenções de voto para o governo de Pernambuco (na pesquisa anterior, registrou 38%). Quatro nomes aparecem com 11%: Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL). Na pesquisa anterior, os candidatos registraram, respectivamente, 8%, 13%, 8% e 12%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Piauí
Silvio Mendes (União Brasil) lidera a disputa com 43% das intenções de voto (tinha 38% na pesquisa anterior). Rafael Fonteles (PT) aparece em seguida, com 29% (tinha 23% na pesquisa anterior). A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Rio Grande do Norte
A candidata do PT, Fátima Bezerra, lidera a disputa com 49% das intenções de voto (na pesquisa anterior, tinha 46%). Capitão Styvenson (Podemos) aparece com 20% (na pesquisa anterior, tinha 15%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Sergipe
Valmir de Francisquinho (PL) lidera a disputa com 38% das intenções de voto (na pesquisa anterior, tinha 29%). Rogério Carvalho, do PT, tem 20% (na pesquisa anterior, tinha 12%) O candidato Fábio (PSD) aparece com 16%, mesma porcentagem registrada na pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba