A corrida eleitoral pela prefeitura de Campina Grande está a todo o vapor. Mesmo com a incógnita se o ex-prefeito da cidade e atual deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) irá ou não disputar o cargo, as mais recentes pesquisas eleitorais incluíram o seu nome, e em todas elas, Romero está na dianteira.
O Polêmica Paraíba resume a seguir as três últimas pesquisas eleitorais de intenção de voto divulgadas acerca das eleições na Rainha da Borborema. São elas a Fonte83/Índice, divulgada em 2 de outubro; PB Agora/Datavox, divulgada em 13 de novembro; e MaisPB/Opinião, divulgada em 23 de novembro.
Para este comparativo, serão levadas em consideração apenas as pesquisas estimuladas (que são aquelas em que são apresentados para o eleitor os nomes dos candidatos) de cada um dos institutos, e comparando os cinco nomes mais bem posicionados em cada uma delas.
Fonte83/Índice
Na pesquisa encomendada pelo portal Fonte83, Romero Rodrigues liderou a pesquisa estimulada com 37,63% das intenções de voto. Em segundo lugar apareceu o atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) com 18,38%.
Na terceira colocação apareceu a senadora Daniella Ribeiro (PSD), com 11%, seguida do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), com 7,38%, e o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra (PSB), com 7,25%. Ainda, não souberam ou não responderam 12,5% dos entrevistados e outros 7,88% responderam que votariam em nenhum dos nomes citados.
Para essa pesquisa, foram feitas 800 entrevistas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 3,46% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
PB Agora/Datavox
A pesquisa realizada pelo instituto Datavox em parceria com o portal PB Agora trouxe Romero mais uma vez à frente dos demais. O ex-prefeito somou 34,3% das intenções de voto, seguido de Bruno Cunha Lima, com 23,7%.
Em terceiro apareceu Inácio Falcão, com 8,8%; seguido de Daniella Ribeiro, com 4%. Completa a relação dos cinco primeiros o empresário Artur Bolinha (PL), com 1,7%. Os indecisos somaram 16% das respostas, e outros 11% responderam que votariam branco ou nulo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 11 de novembro, com 604 entrevistas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança não foi informado pelo PB Agora.
MaisPB/Opinião
A mais recente das três pesquisas aponta uma vitória ainda maior de Romero. O deputado federal somou 42,4% das intenções de votos na pesquisa estimulada se as eleições fossem hoje. Bruno aparece em segundo com 16,6%.
Na sequência está Inácio Falcão, com 10,5%, seguido de Daniella Ribeiro, com 6% e Artur Bolinha, com 2%. Os indecisos ou que responderam não saber em quem votar somam 6,3% e 13% afirmou que votariam branco ou nulo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de novembro, com 601 eleitores. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4%, para mais ou para menos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba