Uma nova pesquisa do Instituto Ipec divulgada nesta sexta-feira (25) coloca o ex-presidente Lula (PT) na frente da corrida eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um possível embate para as eleições presidenciais em 2022. Dados mostram Lula com 49% das intenções de voto contra 23% de Bolsonaro, números que confirmariam a vitória do petista em primeiro turno, se as eleições fossem hoje.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que apresenta 5%. Ex-ministro da Saúde na gestão de Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta (DEM) tem 3% das intenções de voto, enquanto brancos e nulos somam 10%. Outros 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam aos questionamentos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Os dados da pesquisa mostram ainda que o maior reduto eleitoral de Lula é o Nordeste. Na região, o petista tem 63% das intenções de voto, contra apenas 15% do atual presidente. Lula aparece à frente também na região Sudeste, que concentra o maior número de eleitores. Na região, são 47% contra 24% de Bolsonaro.
O Ipec entrevistou, presencialmente, 2.002 eleitores em 141 cidades, entre os dias 17 e 21 de junho.
Avaliação do governo
Nesse levantamento, 23% dos entrevistados consideraram o governo do presidente como “ótimo” ou “bom”, 26% como “regular” e 50% como “ruim” ou “péssimo”. Ainda 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam ao questionamento.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba