A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (3), coloca o ex-presidente Lula (PT) vencedor das eleições presidenciais do próximo ano contra todos os adversários em possíveis cenários de segundo turno. Em contrapartida, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), perderia em todos os cenários.
O levantamento, no entanto mostra que o petista tem apresentado uma estabilidade e não está mais crescendo contra seus adversários, como aconteceu nas pesquisas anteriores.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o ex-presidente Lula obteve 31% das respostas. Já Bolsonaro teve 24% e ambos foram seguidos por Ciro Gomes (3%); Sergio Moro (2%); João Doria (1%); e Luiz Henrique Mandetta (1%). Eduardo Leite e José Luiz Datena não pontuaram. Já 8% responderam Nenhum, Branco ou Nulo e 30% não sabem ou não responderam.
Na resposta estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, foram feitas duas listas, e o ex-presidente Lula segue na dianteira em ambas. Em um primeiro cenário, Lula soma 42% das respostas, contra 28% de Bolsonaro; 11% de Ciro Gomes; 4% de João Doria; 3% de Luiz Henrique Mandetta; e 2% de Rodrigo Pacheco. Outros 8% responderam Nenhum, Branco, Nulo ou não iria votar e outros 2% não sabem ou não responderam.
Em um segundo cenário, Lula também lidera, mas desta vez com 41%, contra 25% de Jair Bolsonaro; 9% de Ciro Gomes; 8% de Sergio Moro; 3% de Luiz Henrique Mandetta; 3% de Eduardo Leite; 2% de Rodrigo Pacheco; e 1% de Simone Tebet. Alessandro Vieira não pontuou, 3% disseram que votam Branco, Nulo, em Nenhum ou não iria votar e outros 2% não sabem ou não responderam.
Comparando as pesquisas do instituto do mês passado e essa, o ex-presidente Lula apresentou uma estagnação nos números. No mês passado, a intenção de votos para Lula na modalidade espontânea era de 30%, valor que saltou para 31% em novembro. Já para estimulada, caiu de 43% para 42%.
Segundo turno
O instituto ainda realizou pesquisas com relação a possíveis cenários de segundo turno. Em todos os cenários envolvendo o presidente Lula, o petista seria eleito presidente do Brasil. São eles:
Lula (50%) x Bolsonaro (32%);
Lula (52%) x Moro (34%);
Lula (49%) x Ciro (29%);
Lula (51%) x Doria (23%); e
Lula (50%) x Leite (22%).
Já envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, ele perderia em todos os eventuais confrontos de segundo turno. Confira:
Ciro (44%) x Bolsonaro (34%);
Doria (40%) x Bolsonaro (35%); e
Leite (37%) x Bolsonaro (34%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de outubro e entrevistou mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba