A pesquisa da Datavox/PB Agora, divulgada nesta sexta-feira (13), apontou que o Major Sidnei, candidato do Republicanos à reeleição municipal, venceria a disputa ainda no 1º turno, em todos os cenários. Os números apontam que o atual prefeito venceria as eleições com 75.2% na pesquisa espontânea e 80.9% na estimulada, enquanto seu principal adversário, Roberto (PP), tem apenas 8,3%. Quando perguntados sobre quem será o futuro prefeito, independente da intenção de voto, 91,7% dos entrevistados responderam Major Sidnei.
Os números da Datavox consolidam a percepção da população em relação à gestão do atual prefeito e da quebra do conceito de que um candidato oriundo da Polícia Militar, teria um perfil conservador e autoritário. Ao contrário disso, Sidnei já pode ser considerado um fenômeno de popularidade, uma espécie de João Campos, nas redes e nas ruas. Contrariando a expectativa de manutenção da oligarquia do grupo dos Feliciano, Major Sidnei assumiu o primeiro mandato em janeiro de 2022 num cenário adverso do ponto de vista econômico e de saúde pública.
O país vivia o cenário da pandemia da Covid-19, gerando um dos maiores desafios enfrentados pelos municípios, especialmente para os prefeitos recém-eleitos. Ainda assim, conseguiu estabelecer uma gestão aprovada pela população, como mostram os números da pesquisa da Datavox, que apontaram 86,2% de aprovação por parte dos eleitores entrevistados.
Um outro aspecto analisado na campanha de reeleição do Major Sidnei diz respeito à independência no campo político, que não está atrelada à qualquer figura pública de nível estadual ou nacional, mantendo uma relação respeitosa com o Governo do Estado e o Governo Federal, sem se afastar de suas bases. Pelas publicações em suas redes sociais, é possível observar que é uma campanha simples, sem grandes estruturas e principalmente, sem qualquer indício de uso da máquina pública.
“Nossa campanha é literalmente “pé no chão”, com uma estrutura extremamente simples, nada pomposo ou extravagante, mas com muita intensidade. Estamos há pouco mais de 20 dias até da eleição e eu já avisei a nossa militância que o nosso ritmo será frenético até o dia 06 de outubro”, comentou o prefeito.